Número total de visualizações de páginas

22 agosto 2024

ALENTEJO - LUGARES APAIXONANTES - Coudelaria de Alter

Eis uma visita obrigatória no Alentejo para os admiradores de cavalos. Coudelaria de Alter é uma coudelaria nacional de cavalos de raça Alter Real, uma linhagem do cavalo Lusitano.

Esta antiga coudelaria real data de 1748 e ocupa 800 hectares em Alter do Chão, a oeste de Portalegre e a nordeste de Évora.

A coudelaria pode ser visitada, com uma secção dedicada às charretes (coches). Também é possível fazer um passeio de atrelagem, ter aulas de equitação ou observar as éguas a serem libertadas para os campos.


GoToPortugal

EFEMERIDES - Aconteceu a 22 de agosto de 1415


A 25 de junho de 1415, parte, de Lisboa, a bordo de 59 galés, 33 naus e 120 outras pequena embarcações, uma força militar constituída por aproximadamente 20 000 cavaleiros e soldados portugueses, ingleses, galegos e biscainhos.

Esta força, comandada pelo rei João I de Portugal, acompanhado pelos seus filhos Duarte, Pedro e Henrique, desembarca nas praias de Ceuta a 21 de agosto, após ter feito escalas em Lagos e Tavira.

Na manhã do dia seguinte, 22 de agosto de 1415, esta estratégica praça no norte de África, pertença do Reino de Fez, passa para as mãos dos portugueses.

A imagem que acompanha este artigo, apesar de exaltar a valentia das forças em confronto, não corresponde à verdade histórica: de acordo com as fontes escritas que chegaram aos nossos dias, os sarracenos não teriam recebido as forças comandadas por D. João I fora das muralhas da cidade, antes, pelo contrário, ter-se-iam refugiado no seu interior, arremessando pedras sobre os sitiantes.

O exército comandado por D. João I apenas conseguiu tomar posse efetiva de Ceuta após ter conquistado, embora sem muita resistência, a zona fortificada que envolvia a cidade.

Posteriormente a esta conquista, o rei de Fez reconhece, através de um tratado, a soberania da coroa portuguesa sobre Ceuta.

Os tratados de Alcáçovas (1479) e de Tordesilhas (1494), reconhecem, igualmente, esta cidade como possessão portuguesa.


A atual bandeira de Ceuta permanece igual à hasteada por Portugal aquando da conquista desta cidade

Aquando da Restauração de Portugal, em 1640, Ceuta não aclama o Duque de Bragança como rei de Portugal, permanecendo sob domínio espanhol.

Essa vontade expressa pelos habitantes de Ceuta em ficar sob o domínio espanhol seria reconhecida por Portugal aquando da assinatura do Tratado de Lisboa de 1668, que pôs fim à Guerra da Restauração.

Manteve, no entanto, a sua bandeira que é composta por gomos brancos e pretos, à semelhança da bandeira da cidade de Lisboa, ostentando ao centro o escudo português.

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Corcovado

"Corcovado"