Número total de visualizações de páginas

15 janeiro 2024

PARQUE NATURAL DA SERRA DA ARRABIDA - Cabo Espichel


Situa-se na extremidade sudoesta da península de Setúbal e é um promontório rochoso que se ergue 150 metros acima do mar, dando aos visitantes uma vista maravilhosa sobre o oceano e a costa.

O local também alberga o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, datado do século XVIII e que conta com uma igreja, uma ermida, um hospício e um aqueduto. Poderá também encontrar diversos fósseis de dinossauros nas rochas do local.

VortexMag

CAPITAIS DE PORTUGAL - Angra do Heroísmo

 

Ao longo de 900 anos de história, Portugal escolheu por duas vezes uma cidade açoriana como sua capital. Em ambas as ocasiões, foi Angra do Heroísmo, a capital de Portugal.

No momento da fundação do governo de D. António, Prior do Crato, Angra do Heroísmo foi capital, mais concretamente entre agosto de 1580 e agosto de 1582. Séculos mais tarde, Angra do Heroísmo voltou a ser capital por se ter tornado no centro do movimento liberal português.

Aqui, foi abraçada a causa institucional estabelecida em nome de Maria II de Portugal, a Junta Provisória. A Junta Provisória de Angra ocorreu entre 5 de outubro de 1828 e 22 de junho de 1829, tendo sido um governo provisório que foi formado na sequência da dissolução do Governo Interino de Angra. Este tinha sido formado na sequência da prisão e expulsão para fora da ilha Terceira do capitão-general Tovar de Albuquerque, que assumiu a condução da causa da realeza de D. Maria II de Portugal e do liberalismo.

Atualmente, Lisboa é a capital de Portugal, sendo a cidade mais populosa e mais popular do país.

Ncultura