Número total de visualizações de páginas

13 março 2024

LINGUA PORTUGUESA - EXPRESSÕES DE LISBOA - Ficar a ver navios

 

Quando se está com a expectativa de algo e tal não acontece, a pessoa “fica a ver navios”. É quando a desilusão se segue. Quando se espera algo positivo e tal não acontece ou quando se perde uma excelente oportunidade que estava nas nossas mãos.

A origem desta expressão popular não é consensual. No entanto, há duas teorias que a relacionam com o Alto de Santa Catarina.

A primeira vem do tempo dos Descobrimentos. Nesse tempo, os armadores portugueses subiam a esta colina com o propósito de ver chegar os navios que regressaram das suas aventuras, nomeadamente das Índias, de África e do Brasil

A segunda teoria evoca os lisboetas que não queriam acreditar na morte de D. Sebastião. Por isso, crentes do seu regresso, ficavam neste local à espera que o monarca regressasse num navio para reassumir o seu trono.

Ora, em ambos os casos, a desilusão fazia-se sentir, dolorosamente. Por isso, facilmente se passou a utilizar a expressão nesse sentido.

Ncultura

MUSICA - Antonio Zambujo - Injuriado

"Injuriado"

TEXTO - Malvada insonia

Ia eu mesmo apressado ; o relogio tinha ditado a hora de dormir ; e como sou homem regrado, deitei-me à minha maneira : p’ra esquerda, papo ao ar, p’ra direita, de barriga, repetindo os movimentos quanto necessário fosse.

Ao cabo de muito tempo, continuava de olhos arregalados… Na Rádio, um locutor improvável e cada vez mais longínquo debitava burrices a um ritmo infernal, sem marcar pausas;

Comecei, então a pensar o porquê de tão semelhante verborreia…E pus-me a imaginar que os locutores modernos, nada tendo a dizer, aceleram o ritmo para parecerem dinâmicos.

Francês, Português, Inglês, russo, italiano ou alemão, confesso que cada vez menos percebia. Eu, aprendiz-poliglota, imaginava que o sono seria para breve. Mas…

Subitamente, ouvi falar em doenças, ouvi falar em curas, ouvi falar em milagres e…Despertei com alguma vontade de …comer; pus a panela ao lume, deixei aquecer o caldo, cortei a côdea de um pão oriundo do século passado e…Aqui estou à espera !

Raios partam a insónia!

Se “inda” ao menos o Porto ou Sportém tivessem perdido como ganharam Braga e o Benfica… Porca miséria!

Por isso “Cara” estou aqui… Mas parece que o caldo já esta quente; vou comer algo e depois falamos…

27 de Fevereiro de 2016
JoanMira

PALAVRAS QUE DEFINEM OS PORTUGUESES - Universal


Com uma costa tão convidativa, Portugal nunca se conformou com os limites das suas fronteiras. Tendo sido o primeiro país europeu em grande parte da Ásia, de África e das Américas fez com que Portugal plantasse um pouco da sua cultura em todos os cantos do mundo.

O resultado é o mais vasto Património Mundial da UNESCO espalhado pelo mundo por qualquer país. Existem fortes, igrejas e outros monumentos portugueses em locais inesperados, como China, Irão, Marrocos, Índia, Malásia, Quénia …

Ncultura

LINGUA PORTUGUESA - PROVERBIOS - Pôr a mão no fogo


Significado: Diz-se “eu ponho a minha mão no fogo” quando se confia em alguém cegamente. Assim, quando há um rumor, uma calúnia ou uma mentira sobre alguém em quem se confia, tem-se a necessidade de se ser um advogado de defesa dessa pessoa.

Ncultura