Número total de visualizações de páginas

19 setembro 2023

DIGITAL JM - Chegando a minha terra

"Chegando a minha terra"

CARTAZ LUSO - Peniche

Joia

CARTAZ LUSO - Portugal

Syco

ALENTEJO - LOCAIS DE SONHO - (7/10) - Mértola

Mértola 

Mértola tem diversas credenciais de importância histórica e que ainda hoje está bem viva e presente na vila, tornando-a quase um museu vivo. Foi cidade romana, capital de um reino árabe, e a primeira sede da Ordem de Santiago.

As ruas de traçado irregular e medieval permitem-lhe passear através da história e descobrir novos locais a visitar. Na Câmara Municipal, pode encontrar vestígios da Myrtlis romana. Na Torre de Menagem do Castelo, encontra objetos da época pré-islâmica; no Museu Islâmico encontra uma das coleções mais importantes do mundo no que diz respeito a esta época de ocupação moura; e numa antiga igreja, pode deparar-se com uma coleção de arte sacra impressionante.

VortexMag

ALENTEJO - LOCAIS DE SONHO - (6/10) - Estremoz

 
Esta branca e nobre cidade pode dividir-se em dois núcleos, que mostram a sua evolução ao longo do tempo. Junto ao castelo, encontra o casario medieval, e, fora das muralhas, encontra a vila moderna. Estremoz é rica em património cultural, com destaque para o castelo com as suas muralhas medievais e para a antiga cidadela do século XIII, onde se situa atualmente a Pousada Rainha Santa Isabel, parte integrante da rede Pousadas de Portugal.

Estremoz tornou-se mais conhecida devido à extração e exploração do mármore branco, que aqui se encontra com grande qualidade. A região contribui em 90% para o facto de Portugal ser o segundo maior exportador de mármore do mundo. Também conhecidos são os barros vermelhos da região, que deram origem aos bonecos tradicionais que hoje encontra nas lojas de artesanato da cidade.

VortexMag