Número total de visualizações de páginas

15 fevereiro 2024

PORTUGUESES ILUSTRES - Infante D. Henrique (1394-1460)

O infante D. Henrique nasceu no dia 4 de março de 1394. O seu nascimento ocorreu na cidade do Porto. O seu pai foi rei. Era filho de D. João I e D. Filipa de Lencastre. Além de ser filho do rei, foi irmão do 11º rei de Portugal, Duarte I.

Ele sabia que não teria muitas possibilidades de ser rei. Era o 5º filho de João I de Portugal (fundador da dinastia de Avis) e de D. Filipa de Lencastre. No entanto, também sabia que podia ficar na história por outros motivos.

Em 1414, D. Henrique conseguiu convencer o rei D. João I, seu pai, a montar uma campanha para a conquista da cidade de Ceuta. Esta cidade foi conquistada em agosto do ano seguinte, em 1415. Esta conquista foi importante por permitir a Portugal assegurar o controlo das rotas marítimas de comércio entre o Atlântico e Levante.

D. Henrique viu os seus méritos reconhecidos. Foi armado cavaleiro nesse contexto e também recebeu os títulos de Senhor da Covilhã e de Duque de Viseu. Esteve encarregue do governo de Ceuta durante dois anos, sensivelmente, entre 1416 e 1418, anos em que regressou.

O Infante D. Henrique teve a oportunidade de exercer diversos cargos ao longo da sua vida. Parte deles demonstrou o seu interesse pela descoberta. O interesse do Infante D. Henrique pela navegação era enorme, algo que fez com que patrocinasse uma escola de cartografia.

O grande objetivo deste homem era conhecer novos mundos. A importância que teve numa era em que o Atlântico era um oceano “virgem” de navegação foi crucial para as navegações posteriores.

O Infante D. Henrique incentivou a exploração deste vasto oceano e contribuiu dessa forma para as primeiras viagens expansionistas que resultariam na Era dos Descobrimentos. Por isso, o Infante D. Henrique ficou conhecido como o Navegador.

Ncultura

CÃES PORTUGUESES - RAçAS UNICAS - Cão de Fila de São Miguel


Esta raça portuguesa consiste num cão de guarda de tamanho médio (o seu peso situa-se entre os 20 – 35 kg). O cão de Fila de São Miguel apresenta um temperamento dominante. Os cães desta raça são independentes e inteligentes. Estas características aliam-se à robustez física. Portanto, culmina num cão cuidador experiente.

O cão de Fila de São Miguel é um animal fiel e protetor. No entanto, quando se encontra na presença de desconhecidos, fica alerta, pois desconfia de estranhos. O cão de Fila de São Miguel apresenta um aspeto musculado e rústico. A pelagem deste cão é densa e raiada.

O cão de Fila de São Miguel é também conhecido como “cão vaca”. Ele tem origem em cães pastores da Ilha de São Miguel nos Açores. As forças de segurança públicas recorrem frequentemente ao cão de Fila de São Miguel como elemento de equipas cinotécnicas.

Ncultura