Número total de visualizações de páginas

15 fevereiro 2024

PORTUGUESES ILUSTRES - Infante D. Henrique (1394-1460)

O infante D. Henrique nasceu no dia 4 de março de 1394. O seu nascimento ocorreu na cidade do Porto. O seu pai foi rei. Era filho de D. João I e D. Filipa de Lencastre. Além de ser filho do rei, foi irmão do 11º rei de Portugal, Duarte I.

Ele sabia que não teria muitas possibilidades de ser rei. Era o 5º filho de João I de Portugal (fundador da dinastia de Avis) e de D. Filipa de Lencastre. No entanto, também sabia que podia ficar na história por outros motivos.

Em 1414, D. Henrique conseguiu convencer o rei D. João I, seu pai, a montar uma campanha para a conquista da cidade de Ceuta. Esta cidade foi conquistada em agosto do ano seguinte, em 1415. Esta conquista foi importante por permitir a Portugal assegurar o controlo das rotas marítimas de comércio entre o Atlântico e Levante.

D. Henrique viu os seus méritos reconhecidos. Foi armado cavaleiro nesse contexto e também recebeu os títulos de Senhor da Covilhã e de Duque de Viseu. Esteve encarregue do governo de Ceuta durante dois anos, sensivelmente, entre 1416 e 1418, anos em que regressou.

O Infante D. Henrique teve a oportunidade de exercer diversos cargos ao longo da sua vida. Parte deles demonstrou o seu interesse pela descoberta. O interesse do Infante D. Henrique pela navegação era enorme, algo que fez com que patrocinasse uma escola de cartografia.

O grande objetivo deste homem era conhecer novos mundos. A importância que teve numa era em que o Atlântico era um oceano “virgem” de navegação foi crucial para as navegações posteriores.

O Infante D. Henrique incentivou a exploração deste vasto oceano e contribuiu dessa forma para as primeiras viagens expansionistas que resultariam na Era dos Descobrimentos. Por isso, o Infante D. Henrique ficou conhecido como o Navegador.

Ncultura