Número total de visualizações de páginas

04 março 2022

FOTOGRAFIA - Carlos Dias - Onda espectacular - Nazaré

 nazaré

A cerca de 150 metros do Forte de São Miguel Arcanjo, no Sítio da Nazaré, o autor esperou pelas ondas que entravam de oeste nesse dia. Por fim, avistou um set a sul, em formação rápida, do lado esquerdo do forte. “Tive poucos segundos para mudar a estética da imagem inicialmente pensada”, diz.

NationalGeograpic

EXPRESSÕES POPULARES PORTUGUESAS - Tirar os três vinténs - (3a. e ultima parte)

Alguns atestados de virgindade chegaram aos nossos dias, sendo por vezes anedóticos, como no caso de um que está no Arquivo Distrital de Viseu, sem data (embora se creia que seja de início do séc. XIX), que diz: “Eu, Bárbara Emília, parteira que sou de Coira, atesto e certufico pula minha onra, que Maria de Jesus tem as partes fudengas tal e qual como nasceu, insceto umas pequenas noidas negras junto dos montes da crica, que a não serem de nascença, serão porvenientes de marradas de pissa.”

Outro caso anedótico, relatado por uma parteira de Almada: “Eu Maria da Conceição Parteira Diplomada No Concelho De Almada, Declaro Por Minha Onrra Ao Serviço Do Meu Trabalho Que Maria Das Dores Está Séria e Onrrada Têm uns Defeitos Na Coisa Mas Iso Não Quer Dizer Nada São Defeitos Feitos Pelo Trabalho.”

Assim, embora não se saiba ao certo de qual destas situações veio a expressão, sabe-se que tanto a tradição da moeda de três vinténs dada por mães às filhas como a dos Atestados de Virgindade existiram mesmo e estiveram em vigor durante bastante tempo.

VortexMag

HUMOR - Telerural - Agua milagrosa...

"Agua milagrosa..."