💓😔💓

É conhecido por ser o bairro de excelência para os notívagos e é ideal para quem gosta de vivenciar uma cidade durante a noite. É nesta altura que as pessoas tomam conta das ruas e onde os pequenos bares se enchem de clientes, que estão na rua a conviver e a consumirem as suas bebidas. Se gosta de arte, pode também encontrar por aqui várias galerias de arte alternativas.
Apesar de ser conhecido como um local de divertimentos noturnos, este é um bairro bastante seguro, ao contrário da ideia instalada. Durante o dia, o bairro alto é um bairro pacato e tradicional, típico de Lisboa. Este bairro foi classificado como Conjunto de Interesse Público em 2010.
Durante a noite tinham caido algumas gotas que se foram ampliando ao fim da noite... Eram seis horas, levantei-me como de costume abri a janela do meu quarto e fiquei espantado ou, como se dis em literatura, deveras intrigado.
Para Nascente não se via vivalma, apenas a palida luz de um sol ja frio e com um ténue clarão que, como dizem os escritores, de cores peculiares atravessando o espaço cor de laranja...
Ao longe, para o Norte, adivinhava-se um provavel diluvio num céu tão negro e carregado, Breu foi naquele instante o que me veio ao espirito.
A escuridão tornava-se mais intensa ; o sol ter-se-ia escondido para para morrer em paz ?
Por cima Os fios électricos começaram a zumbir com cada vez mais intensidade ;
E por fim a onda desabou ; As telhas começaram a voar, as ruas tornadas em violentas correntes de agua e prédios a ruir.
Na radio nacional começaram a ouvir-se mensagens : « O nosso territorio é alvo neste momento de um terrivel tsunami ; recomendamos à população de não sair de casa" etc etc.
Ouviam-se gritos de pessoas ja levadas pela enxorrada, outroas nos andares mais elevados rezar a deus que fizesse um milagre sagrado para poupar as suas pobres vidas.
Vieram pouco apos as sirénes dos carros de bombeiros, policia e ambulâncias, para tentar atenuar a castrofone iniluctavel ; Mas qual quê ? Deus estava, como sempre, muito ocupado – não sei em quê -
Os pescadores começaram a rumar a terra, mas muitos não conseguiram... O mar retirando-se a uma velocidade estonteante levou-os para outra margem.
Estava eu no meio da ponte com o carro estacionado quando me apercebi que à minha volta se encontravam multissimos buracos deixando ver com alguma profundidade muitos ferros ferrugentos.
Quando ouvi um vozeirão de um policia intimando-me a que abandonasse o local imediatamente.; deixei a carripana, percorri com grande aflição, o que me restava até ao fim da ponte.
ainda vi com grande aflição um carro ser engolido pelo tsunami... Percorri o que me restava da ponte.
Mas ainda estou aqui para vos narrar esta historia vivida.
18-09-2021
JoanMira
O bairro, construído em plano ortogonal no início do século XVI, teve seu planeamento ligado ao maremoto do Sismo de Lisboa de. Desde então, o pacato bairro ainda preserva seu charme e elegância tradicional, com ruas estreitas e empedradas, sendo imensamente frequentado por jovens, intelectuais e artistas que buscam misturar a arte e a cultura com a animação.
E se gosta de dançar, saiba que é um dos bairros prediletos para quem quer curtir uma balada em Lisboa.
Maravilha ! Quando os céus de Lisboa ficam com aquelas cores e, ao fundo, s econsegue avistar todos os pormenores da ponte 25 de abril. É o momento perfeito!
Até ao século XV os portugueses praticavam a navegação de cabotagem utilizando a barca e o barinel, embarcações pequenas e frágeis de um mastro com vela quadrangular fixa, usadas nas primeiras viagens às ilhas Canárias, Madeira e Açores, e no litoral africano até Arguim, na actual Mauritânia. Mas que não conseguiam dar resposta às dificuldades no avanço para Sul, como os baixios, os ventos fortes e as correntes marítimas desfavoráveis, sendo substituídas pelas caravelas.
Foto: @m_isabelcorreia
Ia dizer de não mais querer existir neste formato de « homem de gravata às riscas » (Luis Stau Monteiro) quando uma vozinha suave, cheia de amor, linda me segredou : " não ! , Isso não é para ja..."
Pensei um pouco, reflecti o possivel e na minha memoria surgiram os casamentos vindouros de uma neta minha e o nascimento de outro neto...
PQP : nem descanso tenho para ao delà...
16-07-2021
JoanMira