Número total de visualizações de páginas

30 junho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 30 de junho de 1911


Com a implantação da República, é decidido substituir a bandeira monárquica por outra.

Várias propostas são apresentadas, tendo vencido o desenho da atual bandeira, aprovado a 30 de junho de 1911 pela Assembleia Nacional Constituinte.

A Bandeira Portuguesa evoluiu da cruz azul sobre fundo branco de Dom Afonso Henriques ao brasão de armas da monarquia liberal sobre um retângulo azul-e-branco.

As cores azul e branca são, a partir desta data, substituídas pelo verde e vermelho utilizadas pelo Partido Republicano. Centrado sobre o limite entre as duas cores e a igual distância das bordas superior e inferior, apresenta o brasão de armas, constituído pela Esfera Armilar e o Escudo Português.

Quando a Bandeira de Portugal é hasteada conjuntamente com outras, deverá ter sempre procedência sobre as restantes, inclusivamente com a Bandeira da União Europeia.

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Comentarios

"Comentarios"

 

29 junho 2024

VISITANDO AVEIRO - Museu


O Museu de Aveiro está inserido, desde 1911, no antigo Mosteiro de Jesus, um convento feminino fundado em 1458. Catorze anos após a inauguração do mosteiro, a Princesa D. Joana, filha do rei Afonso V, entrou no mosteiro para levar uma vida de santidade. Em 1693, ela foi beatificada.


No museu de Aveiro encontrará a Igreja de Jesus, recoberta de Azulejos e de cor dourada. Encontrará também um retrato da princesa Santa Joana, assim como uma coleção especial de arte barroca portuguesa.


Na entrada do museu, mesmo ao lado da igreja, encontra-se o magnífico túmulo de Santa Joana, o claustro e o refeitório. No primeiro andar, encontram-se as coleções permanentes do museu.

Quando visitar Aveiro, tem de visitar este museu! É sem dúvida um dos lugares mais bonitos da cidade.

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Comandante do seu coração

"Comandante do seu coração"

EFEMERIDES - Aconteceu a 29 de junho de 1974


A 29 de Junho de 1974, morre, no Porto, o escritor português José Maria Ferreira de Castro.

Havia nascido em Ossela, Oliveira de Azeméis, a 24 de Maio de 1898, no seio de uma família de camponeses pobres.

Aos 8 anos de idade fica órfão de pai.

Com apenas 12 anos, embarca, em 1911, no vapor Jerôme com destino a Belém do Pará, no Brasil, a fim de ali trabalhar para enviar dinheiro para o sustento da mãe e dos seus irmãos mais novos.

Viveu quatro anos no seringal Paraíso, na Floresta da Amazónia, junto à margem do rio Madeira. Quando resolveu abandonar este local, passou por muitas dificuldades, tendo de aceitar tarefas humildes para sobreviver. O seu primeiro romance, Criminoso por ambição, publicado em 1916, foi escrito nessa época.

Quando mais tarde regressou a Portugal, arranjou um emprego como redator do jornal O Século, ascendendo, posteriormente, a diretor do jornal O Diabo. Foi colaborador das revistas O Domingo Ilustrado, Renovação e Ilustração.

Em 1928, publica Emigrantes e, dois anos mais tarde, A Selva, livro que recebe elogiosas críticas por parte do jornal The New York Times, chegando Ferreira de Castro a ser nomeado para a atribuição do prémio Nobel da Literatura.

O falecimento da esposa cria-lhe um desgosto tão profundo que chega a tentar o suicídio. Parte para a Madeira, a fim de mudar de ambiente. Aí escreve, em 1933, o romance Eternidade, cujo tema é a obsessão pela morte.

Em Manaus, capital do Estado do Amazonas, foi inaugurada na praça Heliodoro Balbi (da Polícia), no dia 6 de setembro de 1986, pelo então governador Gilberto Mestrinho, um monumento dedicado a Ferereira de Castro, que tão bem soube imortalizar na sua obra A Selva esta região brasileira.

Sintra, local onde, a seu opedido, foi sepultado, possui uma casa-museu a ele dedicada.

Oleme

28 junho 2024

VISITANDO AVEIRO - Sé de Aveiro


A Sé de Aveiro, também conhecida como a igreja da Nossa Senhora da Glória, está situada no antigo convento dominicano.

A Sé chama de imediato a atenção pela soberba fachada, com as suas imagens de virtudes humanas e a imponente torre sineira. No interior, domina o branco da pedra calcária, as várias capelas são decoradas por conjuntos de talha, pedra e azulejo de distintas épocas.

GoToPortugal

MUSICA - Campos do Alentejo - Trago o Alentejo na voz

"Trago o Alentejo na voz"

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Com você

"Com você"

EFEMERIDES - Aconteceu a 28 de junho de 1927


A 28 de junho de 1927, o médico português Egas Moniz realiza a primeira angiografia cerebral bem sucedida num paciente vivo.

A angiografia consiste na radiografia dos vasos sanguíneos tornados visíveis pela injeção de substâncias opacas aos raios X.

Oleme

27 junho 2024

MUSICA - Pé na Terra - Escadas de luar

"Escadas de luar"

VISITANDO AVEIRO - Escadaria I love Aveiro


Este é um local perfeito para uma foto de recordação de Aveiro. Em frente ao jardim da Fonte Nova, do outro lado do canal, rua Gustavo Silva, encontra-se esta famosa escadaria.

A inscrição “I Love Aveiro” foi pintada nos degraus. Se gostou da visita à cidade e procura um lugar em Aveiro para uma memória inesquecível, este é o lugar ideal.

Portanto, vá tirar uma fotografia nas escadas, com a sua família, amigos ou mesmo sozinho. As escadas estão perto do Hotel Meliá Ria. Se estiver a viajar de carro há um estacionamento gratuito mesmo ao lado das escadas.

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Com muito amor e carinho

"Com muito amor e carinho"

EFEMERIDES - Aconteceu a 27 de junho de 1976


A 27 de junho de 1976, o então general graduado Ramalho Eanes é eleito, à primeira volta, Presidente da República Portuguesa, com 61,59% dos votos expressos.
Breve Biografia

António dos Santos Ramalho Eanes nasceu em Alcains, a 25 de janeiro de 1935.

Frequentou, de 1941 a 1952, o Liceu de Castelo Branco e, de 1951 a 1956, a Escola do Exército. Estagiou, em 1952, no Curso de Instrução de Operações Especiais e frequentou, em 1969, o Estágio de Instrutor de Ação Psicológica no Instituto de Altos Estudos Militares. Posteriormente, cursou Ciência Política e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Lisboa e estudou no Instituto de Psicologia Aplicada.

Foi nomeado alferes em 1957, tenente em 1959 e capitão em 1961. Graduado major em 1970, assume oficialmente este posto em 1973, sendo promovido a tenente-coronel em 1974 e coronel em 1976. Graduado general em 1975, assume oficialmente esse posto em 1976. No ano 2000, rejeitou a promoção a Marechal que lhe queriam atribuir.

Ao serviço do Exército, realizou comissões de serviço na Índia (1958-1960); em Macau (1962); em Moçambique (1964, 1966-1968); na Guiné (1969-1971) e em Angola (1971- 1974) .

A 30 de abril de 1974, integrou a Comissão ad-hoc para os Meios de Comunicação Social; de outubro de 1974 a 11 de março de 1975 foi presidente da Administração da Radiotelevisão Portuguesa; de 6 de dezembro de 1975 a fevereiro de 1976 desempenhou as funções de chefe do Estado-Maior do Exército e, de julho de 1976 a janeiro de 1981, foi chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

A 27 de junho 1976, foi eleito, à primeira volta, Presidente da República Portuguesa, com 61,59% dos votos. Desempenhou estas funções de 14 de julho de 1976 a 9 de março de 1986, em virtude de ter ganho as eleições para um segundo mandato.

De 19 de agosto de 1986 a 5 de agosto de 1987, foi presidente do Partido Renovador Democrático.

A 19 de julho de 1987, assumiu o cargo de deputado na Assembleia da República.

De 18 de março de 1986 até à atualidade, tem vindo a exercer o cargo de conselheiro de Estado, incumbência inerente a todos os antigos Presidentes da República.

Oleme

26 junho 2024

MUSICA - Madredeus - Alfama

"Alfama"

ALENTEJO E MA' NADA - Marvão


Localizada a 860 metros, no topo da serra do Sapoio, a vila de Marvão é uma das mais lindas vilas fortificadas de Portugal.


Tal como Castelo de Vide, esta vila conheceu muitas batalhas: a primeira foi durante a conquista do território pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, aos mouros no século XII; depois foi com os nossos vizinhos espanhóis durante séculos.


Ao visitar Marvão ficará encantado com a beleza da vila. As ruelas, com casas caiadas de branco, dão um charme incrível e o castelo vai permitir-lhe ter uma vista deslumbrante sobre Castelo de Vide, o Parque Natural da Serra de São Mamede e sobre a cidade de Valência de Alcântara, em Espanha.


GoToPortugal

VISITANDO AVEIRO - Jardim da Fonte Nova


Durante a sua visita a Aveiro, siga o canal em direção a antiga fábrica de cerâmica Jerónimo Pereira Campos que fica situada na zona este da cidade. Aí encontrará um belo espaço verde, o jardim da Fonte Nova.

Adjacente ao canal, este jardim é moderno e agradável. É um sítio perfeito para fazer uma pausa durante a sua visita à cidade ou um piquenique observando os moliceiros, os famosos barcos tradicionais.

A partir deste jardim, terá uma vista deslumbrante sobre o edifício da antiga fábrica de cerâmica Jerónimo Pereira Campos. É também neste jardim que irá encontrar a obra de arte “Monumento aos Ovos Moles de Aveiro”.

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Coisas que não se esquece

"Coisas que não se esquece"

EFEMERIDES - Aconteceu a 26 de junho de 1949


A 26 de junho de 1949, nasce, em Lisboa, a atriz, escritora e apresentadora de televisão portuguesa Ana Maria Zanatti Olival, mais conhecida como Ana Zanatti.

Na sua juventude, Ana Zanatti estudou no Colégio do Sagrado Coração de Maria e, posteriormente, nos liceus Rainha D. Leonor e Pedro Nunes.

Concluído o Ensino Liceal, ingressou no curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa tendo-o abandonado durante o 3.º ano para frequentar o Curso de Teatro do Conservatório Nacional.

Oleme

25 junho 2024

FERRAGUDO - Um tesouro no Algarve - 3/3


Ferragudo, com a sua atmosfera tranquila e casas brancas modestas, é uma vila que se volta para o Rio Arade e o mar, cujas águas têm moldado sua história e espírito comunitário ao longo dos séculos. O enigmático nome remonta ao século XIV, possivelmente originado de uma antiga maquinaria de ferro chamada “Ferro Agudo” na Praia da Angrinha, utilizada para pesca e embarcações.

Com uma vista deslumbrante para o mar, Ferragudo nasceu da relação intrínseca entre os pescadores e o oceano. À medida que erguiam os seus barcos e casas modestas, a vila transformou-se num labirinto encantador de ruas estreitas, pavimentadas com calçada e adornadas com floreiras e varandas típicas, onde os santos padroeiros guardam as portas.

A Ponta do Altar, um símbolo antigo, testemunha a presença de povos antigos como os Fenícios, Cartagineses e Romanos, que se encantaram com a beleza do estuário do rio.

Os vestígios arqueológicos junto ao imponente Forte São João do Arade, as torres de vigia e as igrejas centenárias contam a história rica e multifacetada dos habitantes de Ferragudo. Autónoma desde 1749, esta vila pitoresca é um tesouro do Algarve, onde o passado e o presente se fundem numa harmonia única.

Venha explorar a vila de Ferragudo cheia de caráter e encanto, onde cada rua estreita guarda uma história e cada esquina revela uma surpresa.

Ncultura

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Coisas do coração

"Coisas do coração"

EFEMERIDES - Aconteceu a 25 de junho de 1975


A 25 de junho de 1975, Moçambique com Samora Moisés Machel torna-se independente de Portugal.

A Foto que acompanha este artigo foi captada por Daniel de Andrade Simões.

Oleme

24 junho 2024

VISITANDO AVEIRO - Estação de Comboios de Aveiro


Este antigo edifício muito elegante, com a sua fachada branca decorada com azulejos azuis, é muito fotogénico. Já não é utilizado como estação ferroviária (a nova estação está localizada ao lado) e no seu interior encontrará um posto de informação turístico e produtos regionais para venda como os “Ovos Moles”.

GoToPortugal

FERRAGUDO - Um tesouro no Algarve (2/3)


Durante as noites de verão, a praça ganha vida com animadas esplanadas, onde pode desfrutar de uma bebida refrescante, apreciar música ao vivo e até mesmo dançar sob as estrelas.

Explore a riqueza piscatória ao longo das margens do Rio Arade, onde poderá testemunhar o comércio local no mercado de peixe e observar os pescadores locais descarregando os seus barcos.

Ncultura

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Coisa bonita

 

"Coisa bonita"

EFEMERIDES - Aconteceu em 868


Fundação do Condado Portucalense

Em 868, durante a reconquista cristã da Península Ibérica, Vímara Peres afasta definitivamente os mouros de Portus Cal, nome atribuído pelos romanos à atual cidade do Porto que, na altura, era apenas um modesto povoado.

Esta reconquista permite a posse, pelos Cristãos, de um novo e vasto território da costa atlântica da Península Ibérica, entre os rios Minho e Douro.

Portus Cale empresta o seu nome a este novo domínio territorial que passa a ser conhecido por Terra Portugalense ou Portugália, constituindo-se como um condado do Reino de Leão dirigido por Vimara Peres

Oleme

23 junho 2024

MUSICA - Roberto Carlos - Coimbra

"Coimbra"

EFEMERIDES - Aconteceu a 23 de junho de 1940


A 23 de junho de 1940, enquanto grande parte da Europa se vê envolvida na II Grande Guerra, é inaugurada, em Portugal, a Exposição do Mundo Português.

O único país estrangeiro que esteve presente com um pavilhão foi o Brasil.


Situada em Lisboa, entre a margem direita do rio Tejo e o Mosteiro dos Jerónimos, a exposição ocupava cerca de 560 mil metros quadrados.

Toda a zona foi reformulada urbanisticamente, como mais tarde aconteceria com os terrenos onde se realizaria a EXPO’98.

Tendo por núcleo a Praça do Império, era lateralmente ladeada por dois grandes pavilhões, longitudinais e perpendiculares ao Mosteiro: o Pavilhão de Honra e de Lisboa, e, do outro lado, o Pavilhão dos Portugueses no Mundo.


Edificada sobre «lugares santos onde nasceu sobre um punhado de areia o Império», como afirmaria, no discurso inaugural, Augusto de Castro, Comissário Geral da Exposição, este evento, encerraria a 2 de Dezembro de 1940, tendo sido visitado por cerca de três milhões de pessoas.

Oleme

22 junho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 22 de junho de 1963


A 22 de Junho de 1963 é inaugurada a Ponte da Arrábida, ligando, sobre o rio Douro, a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia.

Até essa data, a única alternativa para a circulação viária eram pontes D. Maria Pia e D. Luís, já muito congestionadas.

Até meados os anos 90, estiveram disponíveis quatro elevadores para vencer a distância de setenta metros entre o rio e o tabuleiro, facilitando a travessia pedonal.

Com o comprimento total da plataforma de 614,6m, uma largura de 26,5m e um vão de 270m, possuía, à data da inauguração, o maior arco em betão armado do mundo.

O engenheiro que teve a seu cargo o projeto e construção desta infraestrutura foi Edgar Cardoso, responsável igualmente pela ponte ferroviária de São João e por diversas outras pontes em Portugal Continental e nos antigos territórios ultramarinos portugueses.

A obra custou ao erário público cerca de 240 mil contos, tendo levado seis anos a ser construída.

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Ciúme de você

"Ciúme de você" 

21 junho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 21 de junho de 1839


A 21 de junho de 1839, nasce, no Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira.

A obra de Machado de Assis reflete as mudanças políticas que o Brasil sofreu na sua época: a transição do Império para a República, a abolição da escravatura e o reflexo sobre o povo brasileiro dos movimentos sociais e políticos ocorridos um pouco por todo o mundo em finais do século XIX e início do XX.

Apesar de ter nascido em condições pouco favoráveis, pois, para além de ser oriundo de uma família pobre, vivia, ainda, com o estigma de ser mestiço – o que, na altura, infelizmente, constituía uma marca condicionante de posicionamento social – soube, mercê da sua capacidade intelectual, ascender a uma posição privilegiada, embora nunca tenha frequentado estudos superiores.

Desempenhou diversos cargos públicos nos Ministérios da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas.

Autor de uma profícua obra literária, fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

O principal prémio literário do Brasil ostenta o seu nome, o que revela bem a justeza do valor que lhe é atribuído pelos seus pares e pelo público em geral.

Faleceu, no Rio de Janeiro, a 29 de setembro de 1908.

Oleme

MUSICA - Jorge Palma - Estroina

"Estroina"

FERRAGUDO - Um tesouro no Algarve (1/3)


Prepare-se para uma viagem encantadora pelos jardins exuberantes e as praças pitorescas que fazem de Ferragudo um verdadeiro tesouro escondido no coração do Algarve.

Do lado oposto de Portimão, encontra-se a encantadora Ferragudo, uma vila que, há alguns anos, parecia escondida dos turistas, mas hoje é um destino de férias imperdível. Em 2020, celebrou orgulhosamente os seus 500 anos de história, e agora é aclamada como a vila mais florida do Algarve.

Caminhar pelas suas ruas é como entrar num conto de fadas, com flores coloridas adornando cada canto e as típicas casas algarvias, pintadas de branco e azul ou branco e amarelo, emoldurando a paisagem.

Descubra a autenticidade e a vibrante vida da pitoresca vila, localizada a apenas cinco minutos da encantadora Vila Castelo. Com uma praça central como epicentro, este lugar encantador oferece uma variedade de experiências gastronómicas, desde os melhores restaurantes com iguarias locais e internacionais, a acolhedores cafés e minimercados. Não faltam serviços essenciais, com caixas Multibanco, correios, talho e farmácia ao seu dispor.

Ncultura

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Ciume

"Ciume"

19 junho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Chore por mim

"Chore por mim"

EFEMERIDES - Aconteceu a 19 de junho de 1731


A 19 de junho de 1731 nasce, em Coimbra, o escultor português Joaquim Machado de Castro.

É considerado um dos escultores que maior influência teve na Europa do século XVIII e início do século XIX.

Era filho do escultor Manuel Machado Teixeira e de sua primeira mulher, Teresa Angélica Taborda.

O seu pai, desejoso de lhe dar uma boa educação, entrega-o nas mãos dos Jesuítas, de quem recebe uma sólida formação humanista.

Em 1746, vai viver para Lisboa, onde, após uma passagem por uma oficina de santeiro, frequenta o atelier de José de Almeida.

Dez anos mais tarde, ingressa na Escola de Escultura de Mafra, criada em 1754 por D. José I, onde se torna assistente de Giusti.

Em 1771, é incumbido de esculpir a Estátua Equestre de D. José I, projetada por Eugénio dos Santos. Localizada em plena Praça do Comércio, em Lisboa, é a sua obra mais conhecida dos portugueses.

Esta estátua equestre foi inaugurada em 1775, com a presença do próprio rei D. José I, tendo-lhe valido a atribuição do grau de cavaleiro professo da Ordem de Cristo.

Mais tarde, é incumbido de coordenar o programa escultórico da Basílica da Estrela.

Oleme

18 junho 2024

MUSICA - Jafumega - Ribeira

"Ribeira"

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Cheirosa

"Cheirosa"

EFEMERIDES - Aconteceu a 18 de junho de 2010


A 18 de junho de 2010, morre, em Lanzarote, José de Sousa Saramago, escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.

Saramago havia nascido a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga (Ribatejo).

É autor de uma vasta obra, estando alguns dos seus livros mais representativos presentes na imagem que acompanha este artigo.

A 8 de outubro de 1998, o secretário permanente da Academia Sueca comunica a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, «que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia». O prémio ser-lhe-ia formalmente entregue numa cerimónia realizada em Estocolmo a 7 de dezembro de 1998.

Oleme

17 junho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 17 de junho de 1996


A 17 de julho de 1996, é criada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

No ano de 2002, após conquistar a independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante.

Posteriormente, a Guiné Equatorial também entrou para membro desta organização internacional.

O objetivo principal da CPLP é o «aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros».

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos & Jennifer Lopez - Chegaste

"Chegaste"

16 junho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 16 de junho de 1996


A 16 de junho de 1996, morre, em Lisboa, o escritor, jornalista, poeta e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, David Mourão-Ferreira.

David Mourão-Ferreira, considerado um dos maiores poetas contemporâneos portugueses do Século XX, nasceu em Lisboa, a 24 de fevereiro de 1927.

Entre as suas obras poéticas mais representativas, citamos A Secreta Viagem e Tempestade de Verão.

Na ficção narrativa, destacamos Gaivotas em Terra, As Quatro Estações e Um Amor Feliz.

Oleme

MUSICA BRASIL- Roberto Carlos & Caetano Veloso - Chega de saudade

"Chega de saudade"

15 junho 2024

ALENTEJO E MA' NADA - Castelo de Vide


Castelo de Vide, também conhecida como a “Sintra do Alentejo”, é um dos lugares mais românticos desta região. É uma vila fortificada que sofreu vários ataques na Idade Média, devido à sua proximidade com Espanha (15 km).


Durante a sua visita, perca-se nas ruelas por cima da Praça Dom Pedro V; em seguida, vá descobrir o bairro judeu (Judiaria) e termine o seu passeio pelo castelo e o seu lindo burgo com belas casas decoradas com flores.


GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Champagne

"Champagne"

EFEMERIDES - Aconteceu a 15 de junho de 1970

 A 15 de Junho de 1970, morre, em Lisboa, com 77 anos de idade, José de Almada Negreiros, pintor e escritor português ligado ao grupo modernista.

«Quando eu nasci, as frases que hão de salvar a humanidade já estavam escritas, só faltava uma coisa - salvar a humanidade».

Oleme

Retrato de Fernando Pessoa (1954)

14 junho 2024

ALENTEJO E MA' NADA - Nisa


Para uma visita invulgar ao Alentejo, convido-o a explorar a natureza através do Passadiço Barca da Amieira situado em Amieira do Tejo com lindas vistas sobre o rio Tejo.

Há vários miradouros a partir dos quais poderá admirar a paisagem, nomeadamente um em frente à barragem do Fratel (Miradouro Transparente do Tejo). O trilho da Barca da Amieira é muito agradável, pontuado de esculturas, baloiços gigantes e permite contemplar a fauna e a flora. Não se esqueça de levar uma garrafa de água, visto que as temperaturas podem ser bem altas (sobretudo no verão).


Quanto à vila de Nisa, o seu centro histórico possui alguns monumentos antigos. Poderá ver as ruínas do castelo, do século XIII, as muralhas, incluindo a Porta da Vila e a Porta de Montalvão. A igreja barroca e a fonte da Pipa também merecem uma visita.

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Cenario

"Cenario"

EFEMERIDES - Aconteceu a 14 de junho de 1986

A 14 de junho de 1986 morre, em Genebra, vitimado por um cancro de fígado e um enfisema, Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo, escritor, poeta, crítico literário, tradutor e ensaísta argentino, encontando-se sepultado no Cimitiere des Rois daquela cidade suiça.

Borges havia nascido em Buenos Aires, a 24 de agosto de 1899, numa família burguesa instruída.

De acordo com um estudo realizado por António Andrade, Jorge Luis Borges tem ascendência portuguesa: o seu bisavô Francisco teria nascido em Portugal, em 1770, e vivido na localidade de Torre de Moncorvo, antes de emigrar para a Argentina.

Quando tinha sete anos, já ambicionava vir a ser escritor, tendo escrito o seu primeiro conto - La visera fatal - com apenas nove anos de idade.

Em 1914, acompanhando os pais, muda-se para Genebra onde conclui os seus estudos, passando, posteriormente, a viver em Espanha.

Volta a Buenos Aires em 1921, integrando-se na vida cultural da cidade.

Em 1923, publica o seu primeiro livro de poemas: Fervor de Buenos Aires.

Bella Jozef, na sua obra Borges: linguagem e metalinguagem, considera que as suas obras abrangem o «caos que governa o mundo e o caráter de irrealidade em toda a literatura».

O seu livro O Aleph (1949), considerado um dos pontos fulcrais da sua obra, contém histórias onde o autor, manipulando a realidade, nos conduz a contextos incomuns onde sobressaiem fenómenos bizarros.

Na sua obra Ficções (1941), sob o título de O jardim de veredas que se bifurcam e outras dez narrativas com o subtítulo de Artifícios o leitor é confrontado com um narrador inquisitivo que expõe, com elegância e economia de meios, de forma paradoxal e lapidar, as suas conjecturas e perplexidades sobre o universo, retomando motivos recorrentes nos seus poemas e ensaios desde o início de sua carreira: o tempo, a eternidade, o infinito.

No O informe de Brodie, outro dos seus livros de referência, para prazer do leitor, a imaginação é capaz de ampliar os limites do conhecimento e criar o desconcerto.

Oleme

13 junho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Cavalgada

 
"Cavalgada"

EFEMERIDES - Aconteceu a 13 de junho de 1231


A 13 de junho de 1231, Santo António morre em Itália, no Santuário de Arcela. Na altura, este templo ficava nos arredores de Pádua, mas hoje, com o desenvolvimento urbanístico, este monumento religioso passou a fazer parte desta cidade. O local da sua morte, onde também pregou nos últimos anos da sua vida, ficou internacionalmente ligado ao seu nome: Santo António de Pádua.

São muito raras as igrejas católicas espalhadas por todo o mundo que não possuem um altar dedicado a este santo.

Para os portugueses, o seu nome estará para sempre associado à cidade de Lisboa, onde nasceu nos primórdios da nacionalidade. Por isso, o designamos carinhosamente como Santo António de Lisboa.

Em sua memória, o 13 de junho é feriado municipal na capital de Portugal e em diversas outras autarquias, sendo aproveitado para a realização de festas populares em honra deste santo onde não podem faltar os arraiais, o caldo verde e as sardinhas assadas.

Devido à pandemia COVID-19, nos últimos dois anos não se realizaram, em Lisboa, as tradicionais festividades.

Oleme

12 junho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Cartas de amor

"Cartas de amor"

EFEMERIDES - Aconteceu a 12 de junho de1985


A 12 de junho de 1985, Mário Soares, no exercício do cargo de Primeiro-ministro, assina, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), atual União Europeia (UE).

Oleme

11 junho 2024

MUSICA - José da Câmara - A zanga do fado

"A zanga do fado"

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Canção do sonho bom

"Canção do sonho bom"

EFEMERIDES - Aconteceu a 11 de junho de 1557


A 11 de junho de 1557, morre, no Palácio da Ribeira, em Lisboa, o rei D. João III, tendo sido sepultado no Mosteiro dos Jerónimos.

Havia nascido a 6 de junho de 1502, no Paço da Alcáçova, em Lisboa.

Era filho de D. Manuel I de Portugal e de sua esposa D. Maria de Aragão.

Sobe ao trono de Portugal, como D. João III, a 13 de dezembro de 1521, sendo aclamado rei, a 19 do mesmo mês, na Igreja de S. Domingos, em Lisboa.

Oleme

10 junho 2024

09 junho 2024

MUSICA - Raquel Tavares - Não se esqueça de mim

"Não se esqueça de mim"

EFEMERIDES - Aconteceu a 9 de junho de 1908


A 9 de junho de 1908, morre, em Lisboa, o escritor português José Francisco Trindade Coelho.

Havia nascido em Mogadouro, a 18 de junho de 1861.

Passa a sua infância em Trás-os-Montes e Alto Douro.

Cursa Direito na Universidade de Coimbra, obtendo o grau de Bacharel.

Em In Illo Tempore, de 1902, o autor transmite-nos a sua vivência enquanto estudante coimbrão.

Durante a sua permanência na Lusa Atenas – nome atribuído a Coimbra, por ser, tal como a cidade da Grécia Clássica, o centro da cultura e do conhecimento do País – colabora em diversos periódicos, usando o pseudónimo de Belisário.

Camilo Castelo Branco ajuda-o a obter o cargo de Delegado do Procurador Régio no Sabugal, tendo sido transferido para Lisboa em 1889, como se pode ler na Autobiografia que acompanha as edições mais recentes de Os Meus Amores, o seu mais conhecido livro de contos, cuja primeira edição é de 1891.

Desenvolveu um papel ativo na luta contra o analfabetismo, escrevendo Cartilha do Povo (1901), O ABC do Povo (1902), O Primeiro Livro de Leitura (1903), Segundo Livro de Leitura (1904) e Terceiro Livro de Leitura (1905).

Crises de esgotamento nervoso – que não se refletem na sua escrita – levam-no ao suicídio.

As memórias dos tempos passados em Trás-os-Montes e Alto Douro estão sempre presentes nos seus livros repletos de gente cândida, raiando a ingenuidade, refletindo uma vivência digna, idílica e patriarcal, onde velhos e estagnados costumes se sobrepõem aos novos ventos da modernidade, como, por exemplo, em A Lareira e Idílio Rústico.

Oleme