Número total de visualizações de páginas

31 agosto 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Da boca pra fora

"Da boca pra fora"

ALENTEJO - LUGARES APAIXONANTES - Terena


A encantadora pequena “vila” de Terena desempenhou um papel importante na defesa da fronteira portuguesa graças ao seu castelo do século XIII.


Além de visitar o castelo, perca-se nas ruas pitorescas e descubra as casas típicas do Alentejo.

GoToPortugal

29 agosto 2024

MUSICA - José Pracana / Fontes Rocha / Francisco Peres e José Carlos da Maia - Guitarrada

"Guitarrada"

ALENTEJO - LUGARES APAIXONANTES - Vila Viçosa


A “princesa do Alentejo” tornou-se numa vila museu em 1910 com a proclamação da Primeira República e o fim da monarquia.

Primeiro romana e depois muçulmana até 1217, Vila Viçosa tornou-se numa das mais importantes vilas de Portugal a partir de 1461 com a chegada dos Duques de Bragança, a família nobre mais poderosa depois da Casa Real.









Ela é também conhecida mundialmente pelo seu mármore extraído nas dezenas de pedreiras da região.
Informação: Aproveite a sua ida a Vila Viçosa para visitar uma pedreira e ver como se extrai o mármore. Durante esta visita guiada terá também a oportunidade de visitar uma das fábricas onde o mármore ganha a sua forma final antes de ser posto no mercado nacional e internacional.

Durante a sua visita, para além da pedreira, não perca o sublime Paço Ducal, antiga residência dos Duques de Bragança, o castelo de Vila Viçosa, construído no século XIII, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e a bela igreja de São João Evangelista.

Edição Jmira
GoToPortugal

28 agosto 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos e Padre Antonio Maria - Cura Senhor

"Cura Senhor"

UMA VISITA AO PORTO - Mercado do Bolhão


Construído em 1914 para receber os comerciantes portuenses até então espalhados em vários locais da cidade, o Mercado do Bolhão é um lugar imperdível para descobrir a autenticidade do Porto.

Após vários anos fechado para renovação, o Mercado do Bolhão reabriu com os mesmos comerciantes a 15 de setembro de 2022.

Encontrará muitos produtos frescos, peixe, carne, fruta e legumes, floristas, bem como restaurantes.


GoToPortugal

26 agosto 2024

UMA VISITA AO PORTO - Rua de Santa Catarina


Esta é, sem dúvida, a rua mais comercial do Porto e um dos sítios mais movimentados da cidade – grande parte da rua está reservada à circulação pedestre.

Para além das típicas lojas de vestuário e calçado que aí irá encontrar, saiba que este é um local onde vários artistas de rua atuam, desde mimos a cantores e homens-estátua – são pequenos espetáculos que não quererá perder!

Um dos sítios a visitar no Porto e que se encontra nesta rua é o fantástico Café Majestic, considerado um dos mais bonitos e requintados cafés em todo o mundo. Aqui pode fazer qualquer tipo de refeição mas saiba que os preços são superiores à média.


Outros pontos de interesse nesta rua e que não quererá perder são a magnífica Capela das Almas, onde poderá admirar os painéis exteriores em azulejo (mais de 15 000 azulejos), e o bonito centro comercial Via Catarina, com destaque para a zona da restauração, no último piso, e que retrata os bairros típicos da cidade.


Edição Jmira
GoToPortugal

ALENTEJO -LUGARES APAIXONANTES - Elvas


Considerada Património Mundial pela UNESCO, Elvas é, para mim, uma das mais belas cidades de Portugal. Foi fortificada a partir de 1640, durante a restauração da independência de Portugal, para se proteger dos ataques da vizinha Espanha.


Para resistir a um longo cerco e permitir abastecer a cidade com água, um aqueduto com 843 arcos e um comprimento de 7 km foi construído pelo mesmo arquiteto que construiu a Torre de Belém em Lisboa.


Durante a sua visita, não perca a parte mais antiga da cidade, localizada à volta do castelo (onde pode deixar o seu carro). Desça e perca-se nas pequenas ruas até à Praça da República para descobrir a antiga catedral (Igreja de Nossa Senhora da Assunção).


Após visitar a cidade no interior das muralhas, vá descobrir (a 4 km) o magnífico Forte de Nossa Senhora da Graça, passando pelo imponente aqueduto da Amoreira.


GoToPortugal


24 agosto 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos e Djavam - Correnteza

"Correnteza"

UMA VISITA AO PORTO - Avenida dos Aliados

 

A Avenida dos Aliados é o centro e o coração da cidade do Porto. No topo desta avenida encontra-se o belo edifício que é a câmara municipal do Porto. 



Quando descer até a Ribeira faça um pequeno desvio pela estação ferroviária de São Bento e desfrute dos belos painéis de azulejos.


GoToPortugal

23 agosto 2024

ALENTEJO - LUGARES APAIXONANTES - Campo Maior

A vila de Campo Maior fica muito próxima da fronteira espanhola (10 km). O seu nome é de origem romana (Campus Maior) e a arquitetura das casas mantém uma influência da ocupação muçulmana. As casas são caiadas de branco, típicas do Alentejo, com toques de azul e amarelo.


Para uma visita invulgar, poderá, por exemplo, descobrir a Capela dos Ossos. Esta capela data de 1766 e foi construída com ossos humanos. Trata-se das vítimas da tragédia de 1732, uma explosão na torre maior do castelo de Campo Maior que fez mais de 800 vítimas.


A vila é conhecida pelas Festas do Povo, classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Quando a festa se realiza, é geralmente programada para o final de agosto. Por ser uma festa organizada pela população da vila, não é um evento anual como as festas mais populares de Portugal.

Para além das Festas do Povo, Campo Maior é conhecida como o berço da marca de café portuguesa “Delta Cafés“.


Aproveite a sua visita a Campo Maior para conhecer o Centro de Ciência do Café e descobrir todas as fases de produção do café e, claro, provar o delicioso café Delta.

Se gosta de café, o Centro de Ciência do Café é o lugar a não perder quando visitar o Alentejo!

GoToPortugal
Edição de JoanMira

22 agosto 2024

ALENTEJO - LUGARES APAIXONANTES - Coudelaria de Alter

Eis uma visita obrigatória no Alentejo para os admiradores de cavalos. Coudelaria de Alter é uma coudelaria nacional de cavalos de raça Alter Real, uma linhagem do cavalo Lusitano.

Esta antiga coudelaria real data de 1748 e ocupa 800 hectares em Alter do Chão, a oeste de Portalegre e a nordeste de Évora.

A coudelaria pode ser visitada, com uma secção dedicada às charretes (coches). Também é possível fazer um passeio de atrelagem, ter aulas de equitação ou observar as éguas a serem libertadas para os campos.


GoToPortugal

EFEMERIDES - Aconteceu a 22 de agosto de 1415


A 25 de junho de 1415, parte, de Lisboa, a bordo de 59 galés, 33 naus e 120 outras pequena embarcações, uma força militar constituída por aproximadamente 20 000 cavaleiros e soldados portugueses, ingleses, galegos e biscainhos.

Esta força, comandada pelo rei João I de Portugal, acompanhado pelos seus filhos Duarte, Pedro e Henrique, desembarca nas praias de Ceuta a 21 de agosto, após ter feito escalas em Lagos e Tavira.

Na manhã do dia seguinte, 22 de agosto de 1415, esta estratégica praça no norte de África, pertença do Reino de Fez, passa para as mãos dos portugueses.

A imagem que acompanha este artigo, apesar de exaltar a valentia das forças em confronto, não corresponde à verdade histórica: de acordo com as fontes escritas que chegaram aos nossos dias, os sarracenos não teriam recebido as forças comandadas por D. João I fora das muralhas da cidade, antes, pelo contrário, ter-se-iam refugiado no seu interior, arremessando pedras sobre os sitiantes.

O exército comandado por D. João I apenas conseguiu tomar posse efetiva de Ceuta após ter conquistado, embora sem muita resistência, a zona fortificada que envolvia a cidade.

Posteriormente a esta conquista, o rei de Fez reconhece, através de um tratado, a soberania da coroa portuguesa sobre Ceuta.

Os tratados de Alcáçovas (1479) e de Tordesilhas (1494), reconhecem, igualmente, esta cidade como possessão portuguesa.


A atual bandeira de Ceuta permanece igual à hasteada por Portugal aquando da conquista desta cidade

Aquando da Restauração de Portugal, em 1640, Ceuta não aclama o Duque de Bragança como rei de Portugal, permanecendo sob domínio espanhol.

Essa vontade expressa pelos habitantes de Ceuta em ficar sob o domínio espanhol seria reconhecida por Portugal aquando da assinatura do Tratado de Lisboa de 1668, que pôs fim à Guerra da Restauração.

Manteve, no entanto, a sua bandeira que é composta por gomos brancos e pretos, à semelhança da bandeira da cidade de Lisboa, ostentando ao centro o escudo português.

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Corcovado

"Corcovado"

21 agosto 2024

ALENTEJO : LUGARES APAIXONANTES - Marvão


Localizada a 860 metros, no topo da serra do Sapoio, a vila de Marvão é uma das mais lindas vilas fortificadas de Portugal.

Tal como Castelo de Vide, esta vila conheceu muitas batalhas: a primeira foi durante a conquista do território pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, aos mouros no século XII; depois foi com os nossos vizinhos espanhóis durante séculos.

Ao visitar Marvão ficará encantado com a beleza da vila. As ruelas, com casas caiadas de branco, dão um charme incrível e o castelo vai permitir-lhe ter uma vista deslumbrante sobre Castelo de Vide, o Parque Natural da Serra de São Mamede e sobre a cidade de Valência de Alcântara, em Espanha.


GoToPortugal

EFEMERIDES - Aconteceu a 21 de agosto de 1955

O Diário de Lisboa de 21-08-1955 noticia que «foi levada a efeito na Feira Popular de Lisboa [...] uma interessante experiência de TV com um equipamento de televisão industrial» de uma conhecida marca alemã.

Segundo o mesmo jornal, participaram neste evento a locutora Maria Leonor e os técnicos João Terramoto, António Marques e Mário Moreira.

Conhecidos artistas da época deram o seu contributo para que esta experiência televisiva fosse um sucesso: Angelita Artero, Juanito Fenollora, Manuel Lereno, Arménio Silva e o conjunto de Bártola Valença, Rapazes do Ritmo.

Foto do Diário de Lisboa que acompanha esta notícia

Fonte: Diário de Lisboa n.º 11750, de 21-08-1955, p. 2

Oleme

20 agosto 2024

ALENTEJO : LUGARES APAIXONANTES - Castelo de Vide


Castelo de Vide, também conhecida como a “Sintra do Alentejo”, é um dos lugares mais românticos desta região. É uma vila fortificada que sofreu vários ataques na Idade Média, devido à sua proximidade com Espanha (15 km).


Durante a sua visita, perca-se nas ruelas por cima da Praça Dom Pedro V; em seguida, vá descobrir o bairro judeu (Judiaria) e termine o seu passeio pelo castelo e o seu lindo burgo com belas casas decoradas com flores.


GoToPortugal
Edição JoanMira

VISITANDO AVEIRO - Reserva Natural das Dunas de São Jacinto


Como o seu nome indica, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é uma reserva natural que tem por objetivo a proteção dos habitats, fauna e flora. Esta área de preservação foi criada em 1979 e tem cerca de 700 hectares.

Situada no limite da península entre Ovar e São Jacinto, tem o Oceano Atlântico a oeste com uma lindíssima praia e a leste a Ria de Aveiro e a aldeia de São Jacinto.

Para lá chegar a partir de Aveiro, terá de apanhar o ferry na Gafanha da Nazaré (a 5 km do centro histórico de Aveiro) ou contornar a ria numa viagem de 50 km. Aconselho-o a apanhar o ferry (são permitidos carros). O trajeto demora apenas 15 minutos.

GoToPortugal

19 agosto 2024

MUSICA BRASIL - Gilberto Gil - Caetano Veloso - Roberto Carlos - Coração vagabundo

"Coração vagabundo"

VISITANDO AVEIRO - Costa Nova


Costa Nova, também conhecida como Costa Nova do Prado, está localizada na costa ocidental, a 12 quilómetros do centro histórico de Aveiro. Esta aldeia, além de ter uma lindíssima praia, é muito conhecida pelas belas casas de pescadores pintadas com listas verticais e horizontais de diferentes cores, dando um encanto especial a este lugar.

Frente à aldeia encontra-se a Ria de Aveiro e atrás a lindíssima praia com passadiços de madeira, o que lhe permitirá caminhar facilmente, e beber algo num dos vários bares que encontrará.


GoToPortugal

18 agosto 2024

ALENTEJO : LUGARES APAIXONANTES - Nisa

Para uma visita invulgar ao Alentejo, convido-o a explorar a natureza através do Passadiço Barca da Amieira situado em Amieira do Tejo com lindas vistas sobre o rio Tejo.


Há vários miradouros a partir dos quais poderá admirar a paisagem, nomeadamente um em frente à barragem do Fratel (Miradouro Transparente do Tejo). O trilho da Barca da Amieira é muito agradável, pontuado de esculturas, baloiços gigantes e permite contemplar a fauna e a flora. Não se esqueça de levar uma garrafa de água, visto que as temperaturas podem ser bem altas (sobretudo no verão)


Quanto à vila de Nisa, o seu centro histórico possui alguns monumentos antigos. Poderá ver as ruínas do castelo, do século XIII, as muralhas, incluindo a Porta da Vila e a Porta de Montalvão. A igreja barroca e a fonte da Pipa também merecem uma visita.

Edição JoanMira
GoToPortugal

17 agosto 2024

MUSICA - Os Quatro e Meia - Ja estou de regresso amor

"Ja estou de regresso amor"

VISITANDO AVEIRO - Via Ecológica Ciclável – Passadiços Ria de Aveiro




Inaugurada em julho de 2018, a Via Ecológica Ciclável é um percurso com passadiços de madeira que permitem aos visitantes admirar a beleza da Ria de Aveiro, em zonas menos conhecidas e
distantes do centro da cidade.


Aproveite os vários quilómetros deste percurso para contemplar a fauna e flora típica deste lugar, enquanto admira as belas paisagens, os canais e os barcos moliceiros.


O percurso no concelho de Aveiro tem uma extensão de 7,5 km, grande parte dos quais é feito em passadiços de madeira. Este percurso faz parte de uma ciclovia de 48 km de extensão que liga Estarreja à praia de Mira.

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Coração sertanejo

"Coração sertanejo"

16 agosto 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 16 de agosto de 1900 (Morte de Eça de Queiroz)


A 16 de agosto de 1900, morre, em Paris, o escritor português José Maria Eça de Queirós [ou Queiroz, conforme a grafia vigente na sua época].

Havia nascido na Póvoa do Varzim, a 25 de novembro de 1845.

O seu pai, o magistrado José Maria Teixeira de Queiroz, era natural do Rio de Janeiro, tendo-se formado em Direito na Universidade de Coimbra.

Tal como seu pai, frequenta o curso de Direito da Universidade de Coimbra. Quando já era finalista, inicia a sua carreira nas letras, com folhetins dominicais na Gazeta de Portugal.

Após ter terminado o curso de Direito, passa a viver em Lisboa, onde exerce as profissões de advogado e jornalista.

De 23 de outubro de 1869 a 3 de janeiro de 1870, faz uma viagem ao Oriente, tendo visitado a Palestina e assistido, no Egito, à inauguração do canal do Suez.

É nomeado administrador do concelho de Leiria, em 1870.

Participa, em 1871, nas chamadas Conferências do Casino.

Em 1873, ingressa na carreira diplomática, tendo desempenhado funções de cônsul em Havana, Newcastle, Bristol e Paris.

Obra Literária

De 1866 a 1875, Eça escreve temas românticos mas já com processos de descrição realista. Fazem parte desta época, Prosas Bárbaras, Mistério da Estrada de Sintra e alguns Contos.

De 1875 a 1887, entra na fase realista, com uma forte crítica social. Neste período, cria o romance de costumes, com análise objetiva e, por vezes, até cruel da sociedade, tendo por sustentáculo a ironia. O Crime do Padre Amaro, O primo Basílio, O Mandarim, A Relíquia, Uma Campanha Alegre e Os Maias pertencem a este período, sendo esta última obra considerada o expoente máximo do realismo português.

Numa terceira fase, de cariz nacionalista / realista (1887 a 1900), de tendências por vezes excessivas, embora atenuadas pela moderação e pelo sarcasmo, inserem-se: A Ilustre Casa de Ramires, A Cidade e as Serras, A Correspondência de Fradique Mendes, Últimas Páginas e Contos diversos.

Oleme

15 agosto 2024

VISITANDO AVEIRO - As salinas


As salinas são um local obrigatório durante a sua visita de Aveiro e também fazem parte da sua história. Poderá visitá-las sozinho ou fazendo uma visita guiada. A visita dura cerca de 45 minutos. Ficará a conhecer tudo sobre as salinas, a sua importância na história e economia da cidade, sobre a colheita do sal, a fauna e a flora.

As salinas estão situadas a oeste da cidade, a poucos minutos do centro histórico. Pode deslocar-se a pé até lá e comprar a flor de sal a um preço mais em conta.

Aproveite a sua visita às salinas para descobrir o eco-museu Marinha da Troncalhada, situado na margem do canal central.


GoToPortugal

HUMOR - Um abuso

Para testar a honestidade de um empregado, o patrão manda pagar 500€ a mais no seu salário.

O mês passa e o empregado não diz nada. No mês seguinte, o patrão faz o inverso e manda retirar 500€.

Nesse mesmo dia, o empregado, furioso, chega junto do patrão e reclama:
- Houve um engano: tiraram-me 500€ do meu salário!
- Tem razão! É curioso: no mês passado também nos enganámos e colocamos 500€ a mais… e você não disse nada!

Resposta do empregado:
- Pois é, mas um erro eu ainda tolero, agora dois acho um abuso!!!

Oleme

14 agosto 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 14 de agosto de 1385 (Batalha de Aljubarrota)

No final da tarde de 14 de agosto de 1385, ocorre a Batalha de Aljubarrota que constitui um momento de viragem na crise que assolava Portugal desde 1383, motivada pelo facto de D. Juan I de Castela considerar que tinha direito a assumir o trono português.

O DESENROLAR DA BATALHA

Várias versões descrevendo o desenrolar desta batalha chegaram aos nossos dias, algumas um pouco fantasiosas; mas, num aspeto, estão todas em concordância: o número de castelhanos e franceses envolvidos era muito superior ao dos portugueses e seus aliados ingleses.

Reunindo todas as versões e expurgando-as de alguns aspetos mais contraditórios, tentaremos descrever como esta contenda se teria efetivamente processado.

D. Nuno Álvares Pereira, condestável do Reino, já havia conquistado algumas praças que, até aí, se haviam colocado ao lado do rei de Castela.

Nos últimos dias de julho, reorganiza, em Abrantes, o exército português, reunindo forças oriundas de diversas zonas do país, incluindo nelas o Mestre de Avis.

Algumas divergências surgem sobre a melhor tática militar a ser usada para enfrentar o exército inimigo.

Perante este impasse, D. Nuno Álvares Pereira decide passar à ação: segue com as suas forças em direção a Tomar, avançando, de seguida, por Atouguia (no concelho de Ourém), chegando, a 12 de agosto de 1385, a Porto de Mós, junto da estrada que liga Leiria a Alcobaça, por onde já caminhavam as forças castelhanas.

No dia seguinte, o Condestável procura um local onde pudesse intercetar o exército castelhano, tendo optado por um terreno planáltico, a sul da ribeira de Calvaria. Este possuía acessos difíceis, limitando a frente de ataque do inimigo e possibilitando o contra-ataque dos portugueses pelos flancos, sob a proteção de dois ribeiros ali localizados.

Do lado de Castela, a cavalaria pesada seria, de acordo, com algumas fontes, constituída por cerca de 5000 lanças e a cavaria ligeira por 2000 ginetes. Teriam, ainda, ao seu dispor, 8000 besteiros e l5 000 peões; do lado português existiriam apenas cerca de 1700 lanças, 800 besteiros, 300 archeiros ingleses e 4000 peões.

A posição estratégica dos portugueses não passa despercebida aos castelhanos, que, apesar de estarem em maior número, tentam evitar o confronto, seguindo por um caminho secundário em direção a Calvaria. O exército português passa a deslocar-se paralelamente aos castelhanos, acabando as duas forças por ficar a 350 metros de distância uma da outra.

Com rapidez, os portugueses cavam no terreno fossos e covas de lobo, sendo estas últimas constituídas por um buraco cónico invertido, com cerca de dois metros de profundidade, no fundo do qual é cravada uma estaca pontiaguda, apresentando-se à superfície dissimulada com terra e arbustos rasteiros.

O exército português dispõe-se numa espécie de quadrado, constituindo a sua vanguarda e as alas um corpo único. À frente desta estrutura, 600 lanceiros, comandados pelo Condestável, constituem a primeira força de impacto; na retaguarda, sob o comando de D. João I, posicionam-se besteiros, 700 lanças e 2000 peões. As alas do quadrado eram constituídas por outros efetivos, nomeadamente por combatentes ainda muito jovens. Estes últimos ficaram celebrizados na História de Portugal como Ala dos Namorados.

A vanguarda castelhana hesita em enfrentar os portugueses, não obstante o seu poderio ocupar toda a largura do planalto, sendo constituída, segundo algumas descrições, por 50 bombardas e 1500 lanças posicionadas em quatro filas; para além de um elevado número de lanceiros, besteiros, peões, ginetes e cavaleiros franceses.

Ao fim do dia, a vanguarda castelhana decide-se a iniciar o combate.

A configuração do terreno entre as duas forças, conjugado com as armadilhas ali colocadas pelos portugueses, obrigam as forças castelhanas a afunilar a sua frente de combate, passando-a para uns meros 60 a 70 metros. As sucessivas investidas dos castelhanos vão conseguindo, aos poucos, entrar no interior do quadro pelo lado frontal, mas, no seu interior, são imediatamente atacados de flanco e dizimados pelos portugueses.

Durante uma hora, o processo continua, até já restar poucos castelhanos na frente de combate.

O que resta da força castelhana foge, em pânico, incluindo o rei de Castela, que se refugia em Santarém, daí partindo para Sevilha.

Esta excelente estratégia militar, que ficaria conhecida na História Universal por Tática do Quadrado, serviria de modelo a muitos outros combates realizados no futuro.

Neste período da História de Portugal surge a lendária figura de Brites de Almeida, mais conhecida como a Padeira de Aljubarrota, que, com a sua pá, teria morto sete castelhanos que encontrara escondidos no seu forno.

FIM DO DOMÍNIO CASTELHANO SOBRE PORTUGAL

Esta batalha põe fim à crise de 1383-85, consolidando D. João I, mestre de Avis, como rei de Portugal.

A Aliança Anglo-Portuguesa estabelecida entre os dois países em 1373 saiu reforçada após esta batalha, conduzindo, em 1386, à sua renovação através do Tratado de Windsor e ao casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre.

Fonte: Chronica del Rey D. Ioam I de Boa Memoria e dos reys de Portugal o decimo, Fernão Lopes (1380-1460)

Oleme

13 agosto 2024

VISITANDO AVEIRO - Praça 14 de julho


A Praça 14 de julho, é composta por inúmeros bares e restaurantes. Está a um passo dos canais e da Praça General Humberto Delgado. Esta bela praça é dominada pela elegante igreja Matriz.

Esta igreja branca com os seus dois magníficos painéis de azulejos azuis na fachada merece a sua visita. Se o exterior é bonito e típico das igrejas portuguesas, o interior é ainda mais admirável.

GoToPortugal

12 agosto 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 12 de agosto de 1907 (Miguel Torga)

A 12 de agosto de 1907, nasce, em São Martinho de Anta, o escritor Miguel Torga, nome literário do médico Adolfo Correia da Rocha.

Entre os seus textos mais conhecidos estão Os Bichos (1940), Odes (1946) e os 16 volumes do seu Diário, abrangendo o período entre 1941 e 1993.

Escreve, em 11 de Dez de 1934, o poema «Prece»:

Senhor,
deito-me na cama
Coberto de sofrimento;
E a todo o comprimento
Sou sete palmos de lama:
Sete palmos de excremento
Da terra-mãe que me chama.

Senhor, ergo-me do fim
Desta minha condição
Onde era sim, digo não
Onde era não digo sim;
Mas não calo a voz do chão
Que grita dentro de mim.

Senhor, acaba comigo
Antes do dia marcado;
Um golpe bem acertado,
O tiro de um inimigo.....
Qualquer pretexto tirado
Dos sarcasmos que te digo.

Oleme

11 agosto 2024

VISITANDO AVEIRO - Rua Tenente Rezende


A Rua Tenente Rezende é uma pequena rua pedonal no centro histórico. Fica perto do canal e encontra-se a este do Largo da Praça do Peixe. Aí encontrará bares, restaurantes e lojas.

Ao passear ao longo desta rua, terá a oportunidade de contemplar no número 30 uma bela fachada de Arte Nova de 1909. O edifício era na altura uma serralharia e é atualmente o restaurante Pensão Ferro.


GoToPortugal