Número total de visualizações de páginas

29 setembro 2025

RUAS BONITAS DE LISBOA - Rua do Vale


Na Rua do Vale, pode vislumbrar casas coloridas, recobertas em azulejo, e que nos transportam para o passado a cada passo que damos. Daqui, consegue avistar também o Palácio de São Bento, emoldurado pelas casas típicas.

VortexMag

26 setembro 2025

RUAS BONITAS DE LISBOA - Travessa da Arrochela


As casas cheias de cor e cobertas por azulejos são a moldura perfeita para a incrível vista do Palácio de São Bento que tem a partir daqui. Antes de se dirigir ao palácio, procure passar pela Igreja das Mercês e pela igualmente pitoresca Rua do Vale.

VortexMag

23 setembro 2025

LIEUX INCROYABLES AU PORTUGAL - Sintra


Au coeur d'une colline verdoyante peuplée de pins, on découvre Sintra, dans le parc national de la Serra da Sintra. C'est une ville portugaise pittoresque d'une richesse culturelle exceptionnelle. D'où son attrait touristique ! Cette ville, proche de Lisbonne, est célèbre pour son style architectural romantique. Palais, anciens châteaux, jardins magnifiques, demeures exceptionnelles... il y a tant à découvrir qu'on n'a pas le temps de s'y ennuyer !

CommentEconomiser

VOYAGE A PORTO - La librairie Lello & Irmao


La librairie Lello & Irmao n’est pas une librairie comme les autres et une fois la porte franchie, vous ne voudrez plus en sortir. Avec sa verrière, ses boiseries et son grand escalier, le lieu est vraiment magique.

Pas étonnant, d’ailleurs, qu’une légende raconte que ce décor a inspiré l’écrivaine J.K. Rowling pour inventer l’univers d’Harry Potter… Peu importe qu’elle soit vraie ou non, la librairie Lello est un must à visiter à Porto !

GenerationVoyage

21 setembro 2025

GRANDES VOZES DO FADO - Alfredo Marceneiro -6-

"Despedida"

Mas da carreira artística nunca se reformaria realmente: em 1963 foi-lhe feita uma festa simultaneamente de homenagem e despedida no Teatro São Luiz que pretendia marcar oficialmente o seu abandono da actividade artística. Marceneiro tinha então 71 anos mas continuaria por mais vinte anos a percorrer a noite lisboeta, saindo até altas horas da madrugada!

O seu feitio também ficou lendário; com o boné e lenço ao pescoço, Marceneiro não era pessoa de dizer mal dos colegas (apadrinhou, inclusive, muitos deles, ajudando Hermínia Silva e Amália Rodrigues, desgarrando regularmente com Fernanda Maria e Fernando Farinha), mas quando alguém se metia com ele não se privava de "mimosear" o "agressor" com uns quantos vitupérios bem colocados. Os guitarristas que não se enquadravam na sua maneira de ver o fado eram particularmente visados, e são muitos os casos recordados, por aqueles que privavam com Marceneiro, nomeadamente pequenas querelas com virtuosos. Em 1980 retirou-se oficialmente dos palcos ao receber a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa por iniciativa da Câmara Municipal. Faleceu com 91 anos de idade, a 26 de Junho de 1982.

O seu filho Alfredo Duarte Jr. fez também carreira como fadista, embora sem atingir a popularidade e importância do pai, e o neto Vítor Duarte tem trabalhado para manter viva a memória do avô, nomeadamente através da edição do livro biográfico "Recordar Marceneiro ".

PortalDoFado

20 setembro 2025

RUAS BONITAS DE LISBOA - Calçada do Duque


A Calçada do Duque permite-lhe vislumbrar uma parte típica de lisboa, já que vai do Bairro Alto até à Baixa, indo desde o Largo Trindade Coelho, onde pode encontrar a Igreja de São Roque, até à estação do Rossio. Pelo caminho, pode vislumbrar também o castelo e encontrar uma variedade de restaurantes.

VortexMag

18 setembro 2025

VOYAGE A PORTO - Palacio da Bolsa


Le Palais de la Bourse est l’un des plus beaux monuments de Porto avec ses magnifiques escaliers en granit et en marbre. Construit au milieu du XIXème siècle dans un style néo classique, il accueille la première association commerciale de la ville. Il abrite aujourd’hui encore le siège de la Chambre de Commerce de Porto.

Une visite au Palacio da Bolsa de 30 minutes permet de visiter les salles impressionnantes comme le Pátio das Nações, un patio intérieur, la Sala das Assembleias Gerais (salle des Assemblées Générales habillée de lambris en bois) la Sala Dourada (salle d’or, ornée de feuilles d’or qui recouvrent son plafond, et le Salão Árabe (salon Mauresque au point culminant), inspiré de l’Alhambra de Grenade. Cette salle vaut la visite à elle seule.

GenerationVoyage

17 setembro 2025

GRANDES VOZES DO FADO - Alfredo Marceneiro -5-

"O leilão da casa da Mariquinhas"

O seu primeiro disco foi gravado em 1929 mas, apesar de ser contemporâneo da popularidade da gravação discográfica, Marceneiro gravou pouco, embora o pouco que tenha gravado seja ainda hoje um marco na história da música portuguesa - ficou célebre o seu álbum The Fabulous Marceneiro de 1960, onde muitos dos seus grandes clássicos estavam reunidos. Mas o fadista achava que a divulgação que o disco trazia ao fado lhe era nefasta e, sobretudo, não gostava de estar em estúdio! Precisava da presença e do calor do público à sua frente, necessitava de um ambiente nocturno e semi-obscuro para o seu talento desabrochar. Ora, os estúdios de gravação funcionavam de dia e a luz natural incomodava-o, ao ponto de apenas conseguir gravar de olhos vendados ou com as janelas cobertas com espessos panos pretos, para não deixar passar a luz do sol... Era na noite lisboeta e nas casas de fado que se sentia em casa. Nunca fez digressões ao estrangeiro e raras vezes cantou fora de Lisboa; e nunca abandonou o seu emprego de marceneiro, do qual se reformou em 1959.

PortalDoFado

15 setembro 2025

RUAS BONITAS DE LISBOA - Rua Vieira Portuense


Apesar de hoje estar virada para os jardins de Belém, esta rua foi originalmente construída junto da antiga praia. Hoje, várias das suas casas típicas, característicos da Lisboa anterior ao terramoto de 1755, foram convertidos em restaurantes onde pode desfrutar de excelentes refeições.

VortexMag

12 setembro 2025

VOYAGE A PORTO - La Chapelle des Ames


La Chapelle des Âmes, également connue sous le nom de Chapelle de la Sainte Catherine, est un édifice datant du XVIIIe siècle célèbre pour sa façade ornée d’azulejos. Ces panneaux, ajoutés en 1929, illustrent des épisodes de la vie de Saint François d’Assise et de Sainte Catherine. L’ensemble des murs de la chapelle, couvrant une surface de 360 mètres carrés, est orné de 15 947 azulejos. Eduardo Leite est l’artiste derrière ces pièces en céramique, qui font de la chapelle l’un des incontournables à visiter à Porto.

GenerationVoyage

11 setembro 2025

GRANDES VOZES DO FADO - Alfredo Marceneiro -4-

"Senhora do Monte"

O estilo Marceneiro impunha-se aos poucos. Contornava os limites da sua voz fazendo aquilo que ficou conhecido como "estilar", pequenas improvisações vocais que desenvolviam a melodia e reflectiam o "estilo" pessoal do cantador. Foi o primeiro a cantar de pé, colocando-se atrás dos guitarristas, para que o público tivesse a noção de quem era o artista, com uma postura castiça, quase de actor. E, numa recordação dos cafés de camareiras, impunha cantar na obscuridade, apenas à luz de velas.

Verdadeiro purista do género, impôs um estilo de interpretação que realçava a letra sobre a melodia e implicava acompanhamentos discretos; nada de floreados dos guitarristas nem improvisos melódicos. Para Marceneiro, o fado era uma canção de texto com uma história que se contava ao ouvinte. Nunca seguiu as inovações dos fados musicados ou fados-canção, respeitando a pureza do fado tradicional sem refrão. Muitos dos improvisos estilísticos que criou seriam registados como melodias de sua autoria; outras composições que escrevia de ouvido ficariam célebres. Entre elas destacam-se Olhos Fatais, Senhora do Monte, Lembro-me de Ti, ou as incontornáveis Há Festa na Mouraria e A Casa da Mariquinhas.

PortalDoFado

RUAS BONITAS DE LISBOA - Rua da Bica de Duarte Belo


É provavelmente uma das ruas mais fotografadas de Lisboa, já que é atravessada pelo célebre e emblemático Elevador da Bica. As escadinhas na rua tiveram origem em 1597 e, tal como o restante bairro da Bica, foram pouco afetadas pelo terramoto de 1755.

É também conhecida nos nossos dias pelos pequenos bares e pelos típicos edifícios coloridos, terminando no Largo de Santo Antoninho, muito pitoresco e que merece uma visita.

VortexMag

09 setembro 2025

SITIOS INCRIVEIS EM PORTUGAL - Ilhéu de Vila Franca


Está a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca, na costa sul da Ilha de São Miguel. A paisagem natural e o ambiente tranquilo fazem do ilhéu o local perfeito para relaxar e aproveitar as suas férias. O ilhéu em si tem a forma de uma fatia de pizza e tem um círculo perfeito no centro. Este círculo é um lago, que se formou a partir de um antigo vulcão submarino, e tem um pequeno canal que o liga às águas do oceano.

VortexMag

07 setembro 2025

BELLES PLAGES DU PORTUGAL - Odeceixe


The Guardian a établi un classement des vingt plus belles plages d'Europe pour échapper à la foule. Il y a notamment, sur la côte sud-ouest du Portugal, la Praia de Odeceixe, qui se niche à l'embouchure de la rivière Seixe. Cette plage en forme de fer à cheval séduit par ses eaux calmes idéales pour les familles et ses vagues prisées des surfeurs.

CommentçaMarche

06 setembro 2025

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - O divã

"O divã"

ALDEIAS TRADICIONAIS DE PORTUGAL - Talasnal


Uma das aldeias do Xisto na Serra da Lousã, o Talasnal é uma pérola escondida que combina uma paisagem natural impressionante com a arquitetura tradicional restaurada, proporcionando um refúgio encantador para quem procura tranquilidade.

VortexMag

05 setembro 2025

SITIOS INCRIVEIS EM PORTUGAL - Vale das Buracas do Casmilo


Na aldeia do Casmilo, perto de Proença-a-Nova, encontra paredes de rocha esburacada, que são na verdade grutas que exploram as deficiências do calcário, que aqui domina. Assim, as buracas do Casmilo são as aberturas de grutas, que, entretanto, já lá não estão, tendo sido esmagadas pela serra que está acima.

Segundo a lenda, com as grutas foi enterrado um grande tesouro mouro. Estas covas têm desenho vagamente horizontal, podendo chegar às dezenas de metros de profundidade, mas não mais que isso.

VortexMag

03 setembro 2025

GRANDES VOZES DO FADO - Alfredo Marceneiro - 3

"Domingo d'agosto"

É em 1924 que recebe o seu primeiro contrato profissional, actuando no Chiado Terrasse. Até aí cantava para pagar o jantar, reflectindo a tradição fadista que levava os cantadores a actuar apenas uma ou duas noites por semana para não privarem os colegas de trabalho, e a interpretarem apenas o seu próprio repertório. Quase todos os cantadores tinham empregos diurnos para ganharem o seu sustento, pois não existia direitos de autor e um fadista não podia viver apenas do dinheiro ganho nas noites de actuação. Era uma época de verdadeiro amadorismo, em que os fadistas cantavam por gosto sem pensar na aclamação do público ou no cachet que receberiam no fim; é, aliás, desta época que datam as desgarradas e cantares ao desafio, nascidos das "guerras" amigáveis entre cantadores que definiam as suas qualidades e reputação. Só com a implantação das casas típicas de fado o panorama se começou a alterar e Marceneiro foi um dos que mais se popularizou graças a elas, chegando inclusive a ser convidado para cantar em revistas teatrais, onde se estreou em 1930.

PortalDoFado