Número total de visualizações de páginas

31 julho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 31 de julho de 1873 (Augusto Gil)

Augusto Gil nasceu em Lordelo do Ouro, Porto, a 31 de julho de 1873
Foi um poeta neo-romântico nacionalista que viveu quase toda a sua vida na cidade da Guarda, colaborando e dirigindo jornais republicanos.

Na sua poesia notam-se influências do Parnasianismo e do Simbolismo.

Publicou em 1913 um livro de crónicas (Gente de Palmo e Meio) e os seguintes livros de poesia: Musa Cérula (1894), Versos (1898), Luar de Janeiro (1909), O Canto da Cigarra (1910), Sombra de Fumo (1915), O Craveiro da Janela (1920), Avena Rústica (1927) e Rosas desta Manhã (1930).

A maioria dos antigos alunos da Instrução Primária sabia de cor o seu poema a seguir transcrito:

BALADA DA NEVE

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
- Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho...

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...

E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
- e cai no meu coração.

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos com a part. de Lulu Santos - Como uma onda

"Como uma onda"

30 julho 2024

VISITANDO AVEIRO - Forum Aveiro


Aproveite a sua visita em Aveiro para fazer algumas compras! O Fórum de Aveiro é um centro comercial localizado no centro da cidade. Poderá juntar o útil ao agradável e fazer algumas compras, enquanto visita o centro turístico. É um centro comercial com mais de setenta lojas de roupa, calçado, beleza e acessórios “colado” ao canal do Cojo.

Como em todos os grandes centros comerciais, existem vários restaurantes a preços acessíveis. Se for a Aveiro de carro, saiba que há um parque de estacionamento subterrâneo (não é gratuito). Antes de sair do centro comercial, não deixe de subir até ao terraço do Fórum para apreciar a vista sobre a cidade de Aveiro.


GoToPortugal

29 julho 2024

MUSICA - Os Quatro e Meia - Só Mais Um Instante

"Só Mais Um Instante"

NOTICIAS - Morreu Mísia - cantora e fadista portuguesa

"Porto sentido"

Morreu este sábado, aos 69 anos, a cantora e fadista Mísia. A notícia da morte foi divulgada por Richard Zimler, escritor americano radicado em Portugal. A artista publicou 13 álbuns ao longo de mais de 30 anos de carreira.

Numa publicação na rede social Facebook, Richard Zimler declarou-se "desolado" pela morte da "velha amiga" Mísia. "Partiu em paz, docemente, sem dores", disse.

RR

EFEMERIDES - Aconteceu a 29 de julho de 1999


A 29 de julho de 1999, é inaugurada a travessia em comboio através da Ponte 25 de Abril, em Lisboa.

Quando a Ponte foi construída, foi deixado o espaço necessário para assentar uma ferrovia dupla, tendo inclusivamente sido feito um túnel em Almada para passagem dos comboios por debaixo da autoestrada.

Oleme

28 julho 2024

VISITANDO AVEIRO - Ponte Laços da Amizade


Várias pontes permitem-lhe atravessar os canais da Veneza portuguesa. Entre elas, a ponte dos Laços da Amizade que é muito popular. É um pouco como o “Pont des Arts” em Paris antes de terem retirado os cadeados.

A ponte dos Laços da Amizade está coberta de fitas que simbolizam a amizade. Estas fitas coloridas são colocadas por namorados ou amigos que inscrevem os seus nomes na fita.

A ponte está localizada no centro histórico de Aveiro, ao lado do centro comercial Fórum Aveiro. Como o espaço para pendurar uma fita é escasso, as pontes vizinhas também estão repletas de fitas.


GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como foi

"Como foi"

MUSICA - Os Quatro e Meia - Sentir o sol

"Sentir o sol"

26 julho 2024

MUSICA - Maria da Nazaré - Eu preciso de te ver

"Eu preciso de te ver"

EFEMERIDES - Aconteceu a 26 de julho de 1139 - Nasceu Portugal


Alguns historiadores consideram que o Nascimento da Nação Portuguesa teria ocorrido a 24 de junho de 1128, quando D. Afonso Henriques vence a sua mãe na Batalha de São Mamede, perto de Guimarães.

Embora após aquela batalha D. Afonso Henriques se tenha esforçado no sentido de transformar o Condado Portucalense num Reino independente, só mais tarde tal se efetivou.
Três momentos fulcrais na Fundação e reconhecimento de Portugal como Nação.

A 26 de julho de 1139, no dia seguinte à batalha de Ourique, D. Afonso Henriques, possuidor já de um território mais vasto, é aclamado, pela primeira vez, Rei de Portugal, pelo que esta data pode ser considerada como a do nascimento do nosso País, pois, para haver um Reino, é necessário existir um Rei.

A 5 de outubro de 1143, Afonso VII, pelo Tratado de Zamora, reconhece oficialmente D. Afonso Henriques como Rei. Note-se, no entanto, que Afonso VII, Rei da Galiza desde 1111, Rei de Leão desde 1126 e Rei de Toledo e Castela desde 1127, havia-se coroado imperador da Toda a Hispânia em 1135, tendo os diversos reis peninsulares ficado a prestar-lhe vassalagem. Embora D. Afonso Henriques não tivesse ficado obrigado a conceder-lhe obediência, o facto de aquele se ter tornado Imperador da TODA a Hispânia, representava sempre um perigo para a independência de Portugal.

Em 1179, o papado, através da bula Manifestis Probatum, reconhece, em definitivo, a independência de Portugal, ficando D. Afonso Henriques e toda a sua descendência obrigada a prestar vassalagem ao Papa, pagando uma contribuição monetária anual. Como ninguém podia ter dois senhores, a independência de Portugal fica assegurada. Porém, como se irá demonstrar em artigos posteriores, a independência nunca foi plena, pois a Igreja sempre se imiscuiu nos assuntos internos do País.

Oleme

25 julho 2024

MUSICA - Os Quatro e Meia/Barbara Tinoco - A Terra gira

"A Terra gira"

VISITANDO AVEIRO - Cruzeiro na Ria de Aveiro


Visitar Aveiro sem fazer um cruzeiro na Ria é como visitar Paris sem subir a Torre Eiffel! No centro da cidade, encontrará várias empresas que lhe permitirão ver Aveiro de uma forma única durante 45 minutos.

Canais visitados: Canal Central, Canal das Pirâmides, Canal de São Roque et Canal do Cojo

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como é possivel

"Como é possivel"

MUSICA - Os Quatro e Meia - Ola solidão

"Ola solidão"

EFEMERIDES - Aconteceu a 25 de julho de 1959


Ao ser capturado após o 49.º assalto a Igrejas em Belo Horizonte e arredores, Joaquim Ferreira dos Santos apresenta, na Polícia, a seguinte defesa:

«Todas as vezes em que entrei em Igrejas e furtei esmolas e velas, ajoelhei-me e pedi perdão a Deus, que me tem perdoado.»

Esta notícia mereceu honras de primeira página no jornal português Diário Popular n.º 6031, de 25-07-1959.

A imagem que acompanha este artigo mostra o exterior e o interior da Igreja de São José, em Belo Horizonte.

Oleme

24 julho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 24 de julho de 1945


Com direção e encenação de Vasco Santana, estreia, a 24 de julho de 1945, no Teatro Variedades, a comédia musical Chuva de Filhos.

Do elenco fazem parte Mirita Casimiro, Vasco Santana, Álvaro Pereia, Eunice Muñoz e Barroso Lopes.

Fonte: Diário de Notícias n.º 28536, de 24/07/1945, p. 3

A publicidade que é feita de manhã no Diário de Notícias dá pouco destaque à intervenção de Eunice Muñoz.

No entanto, de acordo com o site do Museu Nacional do Teatro e da Dança, neste dia a atriz prestou provas finais no Conservatório, obtendo a classificação de 18 valores e o seu nome já surge nos cartazes, à noite, com o mesmo destaque dos consagrados Vasco Santana e Mirita Casimiro.

Oleme

23 julho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como é grande o meu amor por você

"Como é grande o meu amor por você"

EFEMERIDES - Aconteceu a 23 de julho de 1920


Segundo o seu assento de nascimento, Amália Rodrigues, a expressão máxima do fado, teria nascido a 23 de julho de 1920, na rua Martim Vaz, na freguesia lisboeta da Pena.

A fadista pretendia, no entanto, que o seu aniversário natalício fosse celebrado a 1 de julho, data em que teria efetivamente nascido.

Amália Rodrigues é conhecida na maioria dos países mundo, tendo levado o nome de Portugal até às mais longínquas paragens, onde, ainda hoje, possui um apreciável número de admiradores.

Ela permanecerá eternamente no coração de todos os que tiveram a felicidade de a ouvir ao vivo ou simplesmente de escutar a sua voz nos suportes sonoros e visuais que nos deixou.

Cantou textos dos mais consagrados autores portugueses, incluindo poemas líricos de Camões e trovas do rei D. Dinis. Autores contemporâneos como Alexandre O'Neill, José Carlos Ary dos Santos, David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, ou Manuel Alegre, sentiram-se plenamente honrados por ela ter interpretado com a sua voz composições literárias suas.

Para além da língua portuguesa, Amália cantou em castelhano, galego, francês, italiano e inglês.

Faleceu a 6 de outubro de 1999, tendo o seu corpo sido depositado no talhão dos artistas do cemitério dos Prazeres mas uma última e derradeira homenagem lhe seria prestada: os seus restos mortais seriam transladados, a 8 de Julho de 2001, para o Panteão Nacional, onde apenas se encontram os mais ilustres portugueses, permanecendo o seu túmulo sempre repleto de flores ali colocadas por inúmeros admiradores.

Oleme

22 julho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como é bom saber

"Como é bom saber"

SABER DA HISTORIA - Mouros - Presença na Europa

A presença deste povo na Espanha e em Portugal aconteceu a partir do século VIII. Somente na Espanha, os mouros ficaram por oito séculos, sendo que o último reino muçulmano teve fim em 1492, após a vitória dos reis espanhóis na Guerra de Granada.

Posteriormente, os mouros passaram por um século de perseguição cristã. Nesse período, os mouros eram obrigados a se converter ao cristianismo e os não convertidos eram obrigados a deixar o país. Todavia, os muçulmanos que se encontravam na Espanha foram expulsos de forma definitiva em 1609 e todos seus descendentes ficariam conhecidos como mouriscos.

Estes povos tiveram influência direta na construção cultural e em outros aspectos. Em Portugal, por exemplo, além da influência no idioma, os mouros deixaram seu legado na arquitetura e na decoração.

Na capital portuguesa, Lisboa, a mouraria é o nome do bairro habitado pelos mouros e a influência muçulmana é encontrada na culinária portuguesa e até mesmo no fado, ritmo musical português com a maneira de cantar dos mouros.

ConhecimentoCiêntifico

21 julho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 21 de julho de 1869


«A excelentíssima condessa de Samodães chega brevemente de Lisboa, para ir a uso de banhos para a Foz. Para acompanhar aquela senhora até esta cidade [do Porto], partiu para Lisboa o senhor visconde de Alpendurada.»

Fonte: O Primeiro de Janeiro de 21-07-1869, p. 2

Portugal vivia, na altura, sob regime monárquico, pelo que qualquer notícia relacionada com elementos da nobreza - por muito insignificante que ela fosse - era sempre apresentada com grande destaque na maioria dos jornais da época.

Praia de Banhos, pintura de João Joaquim Marques da Silva Oliveira (1853-1927), Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

Oleme

MUSICA - Teresa Tarouca - M. Marceneiro

"M. Marceneiro"

20 julho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como dois e dois

"Como dois e dois"

EFEMERIDES - Aconteceu a 20 de julho de 1961


A 20 de julho de 1961, ficou concluído o arco da Ponte da Arrábida, ligando, sobre o rio Douro, a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia.

«O ministro Arantes de Oliveira foi o primeiro a atravessar o arco pronto e deteve-se no meio do tramo dizendo, pela rádio, em breves palavras, a satisfação que sentia pelo êxito da operação que acabava de concluir-se.»

Fonte: Diário Popular n.º 6743, de 20-07-1961, p. 8
Inauguração da Ponte da Arrábida

A Ponte da Arrábida foi inaugurada A 22 de Junho de 1963.

Até essa data, a única alternativa para a circulação viária eram as pontes Maria Pia e Luiz I, já muito congestionadas.

Até meados os anos 90, estiveram disponíveis quatro elevadores para vencer a distância de setenta metros entre o rio e o tabuleiro, facilitando a travessia pedonal.

Com o comprimento total da plataforma de 614,6m, uma largura de 26,5m e um vão de 270m, possuía, à data da inauguração, o maior arco em betão armado do mundo.

O engenheiro que teve a seu cargo o projeto e construção desta infraestrutura foi Edgar Cardoso, responsável igualmente pela ponte ferroviária de São João e por diversas outras pontes em Portugal Continental e nos antigos territórios ultramarinos portugueses.

A obra custou ao erário público cerca de 240 mil contos, tendo levado seis anos a ser construída.

Oleme

19 julho 2024

VISITANDO AVEIRO - Praça General Humberto Delgado


Após visitar a confeitaria Peixinho, continue até à praça do General Humberto Delgado. Esta praça está rodeada pelos canais e moliceiros. É uma espécie de ponte suspensa sob a forma de rotunda sobre os canais.


É o local ideal para tirar lindas fotografias da Veneza de Portugal. Poderá tirar belas fotografias da cidade, dos canais, dos moliceiros e dos encantadores monumentos de Arte nova.


Nos quatro cantos da praça pode admirar quatro estátuas de bronze (Fogueteiro, Parceira do Ramo, Marnoto e Salineira) que representam a vida e as tradições da cidade.


As estátuas da Salineira e Marnoto, vestidas com trajes tradicionais, representam a vida na exploração do sal da região. As estátuas da Parceira do Ramo e do Fogueteiro, vestidas com trajes tradicionais, representam as tradições e festas de Aveiro.

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como as ondas voltam para o mar

"Como as ondas voltam para o mar"

18 julho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como as ondas do mar

"Como as ondas do mar"

EFEMERIDES - Aconteceu a 18 de julho de 1697


A 18 de julho de 1697, morre, em Salvador, com 89 anos de idade, o escritor português Padre António Vieira.

Havia nascido em Lisboa, a 6 de Fevereiro de 1608.

Levado por seu pai para o Brasil com apenas dois anos de idade, aí estuda e opta por uma vida de missionário na Companhia de Jesus.

Considerado uma das mais influentes personalidades do século XVII no campo da política e da oratória, destaca-se como missionário no Brasil, defendendo acerrimamente os direitos humanos dos mais desfavorecidos, nomeadamente dos povos indígenas por ele evangelizados.

Pugna pela abolição da escravatura e da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais).

No seu regresso a Lisboa, critica severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição, o que lhe traz sérios problemas.

A sua proximidade com a corte portuguesa e a admiração que o papa de então tinha por Vieira, livram-no de ser julgado pelo Tribunal da Inquisição.

De volta ao Brasil, continua com o seu papel de evangelizador.

Excelente orador, enriqueceu a língua portuguesa com inúmeros textos argumentativos e discursivos, dos quais destacamos o Sermão da Sexagésima e o Sermão de Santo António aos Peixes.

Oleme

17 julho 2024

VISITANDO AVEIRO - Confeitaria Peixinho


Após ter observado os monumentos da Praça da República, faça uma pausa na Confeitaria Peixinho. Aconselho a experimentar as inevitáveis especialidades locais, os seus suculentos “Ovos Moles”.

A Confeitaria Peixinho é uma confeitaria bem conhecida e reputada, que encanta os habitantes desde 1856. É a confeitaria mais antiga da cidade a produzir esta emblemática iguaria de Aveiro, conforme a receita tradicional.

Terá também a oportunidade de descobrir a elegância da loja. É o local ideal para levar um doce para toda a família!

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Comentarios

"Comentarios"

EFEMERIDES - Aconteceu a 17 de julho de 1996


A 17 de julho de 1996, é criada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

No ano de 2002, após conquistar a independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante.

Posteriormente, a Guiné Equatorial também entrou para membro desta organização internacional.

O objetivo principal da CPLP é o «aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros».

Oleme

16 julho 2024

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Come una foglia

"Come una foglia"

EFEMERIDES - Aconteceu a 16 de julho de 1959


«Há hoje uma maneira de vestir as crianças de acordo com a dos adultos. Geralmente, elas querem estar vestidas "como o papá" e "como a mamã".

[...] Aos 15 anos, para as primeiras reuniões da juventude, tecidos românticos e preciosos [...] e uma grande frescura nos ornatos.»

Fonte: Diário Popular n.º 6022, de 16-07-1959, p. 5

Oleme

15 julho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 15 de julho de 2003


A 15 de julho de 2003, morre, em Lisboa, o fadista Fernando da Silva Maurício.

Havia nascido a 21 de novembro de 1933, na Rua do Capelão, no coração do bairro lisboeta da Mouraria.

Era detentor de uma voz inconfundível que marcou toda uma época.

Com apenas oito anos, já cantava “O Chico da Severa” numa taberna da rua onde morava.

Em 1947, com apenas 13 anos de idade, obtém o terceiro lugar no concurso de Fados “João Maria dos Anjos”, realizado no Café Latino, iniciando, a partir dessa data, a sua carreira como profissional.

Em 29 de Junho desse mesmo ano, participa na Marcha Infantil da Mouraria, desempenhando o papel de Vimioso, sendo acompanhado por Clotilde Monteiro fazendo de Severa.

Contratado pelo empresário José Miguel, passa a atuar, aos fins-de-semana, em emblemáticas casas por este exploradas, como o Café Latino (já atrás citado), o Retiro dos Marialvas e o Vera Cruz, entre outras.

Nos anos 50, as suas presenças no Café Luso, na Adega Machado e n’O Faia são constantes.

Nas décadas imediatas, atuou praticamente em todas as mais consagradas casas de Fado, como a Nau Catrineta, a Taverna d’El Rey e a Adega Mesquita.

Participou, com muito sucesso, em programas na Emissora Nacional e na RTP, sendo presença constante em espetáculos não só em Portugal como igualmente no estrangeiro, tendo-se deslocado à Holanda, Luxemburgo, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.

Apesar de já não estar entre nós, a sua imensa discografia continua a encantar sucessivas gerações.

Oleme

14 julho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 14 de julho de 1959


O Diário Popular de 14 de julho de 1959 anuncia que já se encontra à venda um aparelho portátil de televisão (ainda sem o circuito integrado da notícia anterior...) com apenas 6 quilos e a um preço que «não vai além de setecentos escudos - o que está ao alcance de todos os bolsos»

Fonte: Dário Popular n.º 6020, de 14-07-1959, p. 3
Tecnologia e Sociedade

Numa altura em que parte da população portuguesa vivia no limiar da pobreza e recebia mensalmente um ordenado inferior ao custo desta televisão, a expressão «para todos os bolsos», embora transmita, aparentemente, a ideia, muito cara ao governo de então, que se vivia bem em Portugal, a maioria dos leitores da altura, conscientes das dificuldades económicas do País, não deixariam de a interpretar em sentido contrário: «não estando ao alcance de todos os bolsos».

Era com «artimanhas» como esta que os jornalistas de então passavam mensagens políticas, ultrapassando a censura prévia a que todos os artigos jornalísticos estavam obrigados.

Oleme

VISITANDO AVEIRO - Igreja da Misericordia


A Igreja da Misericórdia foi construída no século XVII (concluída em 1653) e é coberta no exterior com azulejos. A sua fachada é também embelezada com um magnífico portal.

O interior da igreja é também coberto com os tradicionais azulejos brancos e azuis, contrastando com o dourado do altar. Este é outro monumento religioso que não pode deixar de visitar.

GoToPortugal

08 julho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 8 de julho de 1940


A 8 de julho de 1840, nasce, na Horta, Açores, o advogado, escritor, professor e político Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue, mais conhecido simplesmente por Manuel de Arriaga.

Exímio orador, foi dirigente e um dos principais ideólogos do Partido Republicano Português.

Após a implantação da República, foi constituído um Governo Provisório chefiado do Teófilo de Braga.

Manuel de Arriaga tornar-se-ia o primeiro presidente eleito da República Portuguesa, substituindo Teófilo Braga. Tomou posse do cargo a 25 de agosto de 1911 mas foi obrigado a afastar-se a 29 de maio de 1915, voltando Teófilo de Braga a assumir estas funções.

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como é possivel

"Como é possivel"

 

07 julho 2024

SABER DA HISTORIA - Mouros : quem eram - Origem


O termo maurus teve origem no latim e foi usado inicialmente para distinguir os berberes e povos da Mauritânia, uma antiga província do Império Romano onde hoje atualmente é o norte da África.

Ao longo dos anos, o termo foi sendo cada vez mais usado como forma de referência aos muçulmanos que habitavam a Europa. Nesse sentido, já durante o Renascimento, o termo mouro era usado para designar qualquer pessoa de pele escura.

A história dos mouros, entretanto, remonta ao ano 711 d.C., quando os muçulmanos oriundos do Norte da África tomaram a Península Ibérica. Liderados pelo general berbere Tariq ibn-Ziyad, os mouros tomaram o território ibérico conhecido como Al-Andalus, transformado em um próspero centro cultural e econômico.

Todavia, com a queda do estado muçulmano e a perseguição frequente dos cristãos, estes povos acabaram sendo expulsos pelos cristãos. Nesse sentido, em 1492, os reis católicos Fernando II e Isabel I se sagraram vitoriosos na Guerra de Granada, devolvendo a Península Ibérica aos europeus.

ConhecimentoCientifico

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como eu te amo

 
"Como eu te amo"

06 julho 2024

VISITANDO AVEIRO - Praça da República


Esta bela praça, pavimentada com padrões bicolores, está localizada no coração histórico da cidade, mesmo ao lado dos famosos canais. Ao passar por esta praça, terá a oportunidade de admirar vários monumentos.

Descobrirá a Câmara Municipal com a sua bela e imponente fachada. À sua esquerda encontra-se a Igreja da Misericórdia, um monumento religioso com uma silhueta esbelta e elegante. No centro da praça encontrará uma estátua representando José Estevão, um político do século XIX nativo de Aveiro.

GoToPortugal

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como é possivel

"Como é possivel"

05 julho 2024

SABER DA HISTORIA - Mouros quem eram


Mouros eram os povos que habitavam a Península Ibérica durante o período entre o século VIII ao século XV. O nome mouro é uma invenção cristã e servia para se referir às pessoas de pele escura e de religião muçulmana.

O termo teve origem no latim e seu uso se relaciona à maneira encontrada para descrever os povos berberes e outros povos que habitavam a Mauritânia, uma província romana existente onde hoje é o norte da África.

Todavia, os mouros eram aniquilados pelos europeus até o século IX, quando poupados, eram utilizados no trabalho escravo. Também foram responsáveis por movimentar a economia europeia e eram grandes agricultores.

ConhecimentoCientifico

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como é grande o meu amor por você

"Como é grande o meu amor por você"

04 julho 2024

EFEMERIDES - Aconteceu a 4 de julho de 2004


A 4 de julho de 2004, realizou-se, no Estádio da Luz, em Lisboa, o jogo da Final do Euro 2004.

Embora Portugal tenha sido vencido pela Grécia por 1-0, o desempenho da equipa portuguesa ao longo deste campeonato mereceu o vivo aplauso de toda a população.

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como é bom saber

"Como é bom saber"

02 julho 2024

VISITANDO AVEIRO - Parque Infante Dom Pedro – Parque da Cidade de Aveiro


O Parque Infante Dom Pedro ou Parque da Cidade de Aveiro é um lugar que não pode deixar de visitar em Aveiro. Este pulmão verde é uma verdadeira pérola no coração da cidade.

Ficará sem dúvida deslumbrado com este parque do século XIX. É um parque calmo, romântico e pitoresco. Ao longo do seu passeio terá a oportunidade de admirar o coreto, mais de 70 espécies diferentes de plantas e árvores e deparar-se-á com patos e aves à volta do lago.


Este parque fica perto de outro espaço verde, o Parque Santo António, localizado do outro lado da estrada. Estão ligados por uma passarela metálica que lhe permite ter uma vista geral dos dois parques.


GoToPortugal

EFEMERIDES - Aconteceu a 2 de julho de 1932


A 2 de julho de 1932, morre, em Londres, D. Manuel II, último rei de Portugal.

Havia nascido em Lisboa, a 15 de novembro de 1889.

Era o segundo filho do rei D. Carlos e de sua esposa, a princesa Amélia de Orleães, tendo sido batizado pelo cardeal-patriarca D. José Neto, a 18 de dezembro de 1889.

Devido ao regicídio de seu pai e do píncipe herdeiro, ocorrido a 1 de fevereiro de 1908, ascende ao trono de Portugal com apenas 18 anos de idade.

Apenas reinaria até ao dia 5 de outubro de 1910, data em que é implantada a República em Portugal.

A 7 de outubro de 1910, D, Manuel II exila-se em Gilbalter e, mais tarde, em Londres.

Cognominado o Patriota ou o Desaventurado, Dom Manuel II apreciava as artes, a historia, a literatura e a música. Se o seu irmão não tivesse sido assassinado, pretendia seguir uma carreira na Marinha.

A 4 de setembro de 1913, Dom Manuel II casa-se com D. Augusta Vitoria pelo civil e, mais tarde, pelo religioso, tendo esta última cerimónia sido presidida pelo antigo cardeal-patriarca de Lisboa D. José Neto, exilado em Sevilha.

António de Oliveira Salazar, chefe do Governo da República Portuguesa, autorizou que o último rei de Portugal fosse sepultado em Lisboa, tendo-lhe concedido, a 2 de agosto de 1932, um funeral com honras de Estado.

Oleme

MUSICA BRASIL - Roberto Carlos - Como as ondas voltam para o mar

"Como as ondas voltam para o mar"

01 julho 2024

ALENTEJO E MA' NADA - Coudelaria de Alter


Eis uma visita obrigatória no Alentejo para os admiradores de cavalos. Coudelaria de Alter é uma coudelaria nacional de cavalos de raça Alter Real, uma linhagem do cavalo Lusitano.


Esta antiga coudelaria real data de 1748 e ocupa 800 hectares em Alter do Chão, a oeste de Portalegre e a nordeste de Évora.


A coudelaria pode ser visitada, com uma secção dedicada às charretes (coches). Também é possível fazer um passeio de atrelagem, ter aulas de equitação ou observar as éguas a serem libertadas para os campos


GoToPortugal.

EFEMERIDES - Aconteceu a 1 de julho de 1944


A 1 de julho de 1944, nasce, em Castelo de Vide, Salgueiro Maia.

Após ter frequentado o Liceu em Leiria, é admitido, em outubro de 1964, na Academia Militar, em Lisboa.

Colocado na Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, para fazer o tirocínio, ascende, na mesma instituição, a comandante de instrução.

Participa, integrado numa companhia dos comandos, na Guerra Colonial.

Torna-se num dos principais capitães intervenientes na Revolução do 25 de Abril de 1974, tendo comandado a coluna que, partindo de Santarém em direção a Lisboa, ocupa o Terreiro do Paço e cerca o quartel do Carmo, onde se havia refugiado Marcelo Caetano.

Depois da Revolução, recusa altos cargos militares e políticos, mantendo-se confinado à sua carreira militar, tendo sido promovido a major em 1981 e, posteriormente, a tenente-coronel.

Entretanto, obtém a licenciatura em Ciências Políticas e Sociais, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa.

Em 1989, é-lhe diagnosticada uma doença do foro cancerígeno, que o vitima a 3 de abril de 1992.
Condecorações recebidas em vida

Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, a 24 de setembro de 1983
Medalhas e Condecorações recebidas postumamente

A 28 de junho de 1992, recebe o Grau de Grande-Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Em 2007, é-lhe atribuída a Medalha de Ouro de Santarém.

A 25 de abril de 2017, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, agracia-o com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Oleme