A 20 de julho de 1961, ficou concluído o arco da Ponte da Arrábida, ligando, sobre o rio Douro, a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia.
«O ministro Arantes de Oliveira foi o primeiro a atravessar o arco pronto e deteve-se no meio do tramo dizendo, pela rádio, em breves palavras, a satisfação que sentia pelo êxito da operação que acabava de concluir-se.»
Fonte: Diário Popular n.º 6743, de 20-07-1961, p. 8
Inauguração da Ponte da Arrábida
A Ponte da Arrábida foi inaugurada A 22 de Junho de 1963.
Até essa data, a única alternativa para a circulação viária eram as pontes Maria Pia e Luiz I, já muito congestionadas.
Até meados os anos 90, estiveram disponíveis quatro elevadores para vencer a distância de setenta metros entre o rio e o tabuleiro, facilitando a travessia pedonal.
Com o comprimento total da plataforma de 614,6m, uma largura de 26,5m e um vão de 270m, possuía, à data da inauguração, o maior arco em betão armado do mundo.
O engenheiro que teve a seu cargo o projeto e construção desta infraestrutura foi Edgar Cardoso, responsável igualmente pela ponte ferroviária de São João e por diversas outras pontes em Portugal Continental e nos antigos territórios ultramarinos portugueses.
A obra custou ao erário público cerca de 240 mil contos, tendo levado seis anos a ser construída.
Oleme