Número total de visualizações de páginas

23 abril 2024

IGREJAS DE LISBOA - A Igreja de Santa Maria Maior

A Igreja de Santa Maria Maior é também conhecida como a Sé Catedral de Lisboa ou Sé de Lisboa, simplesmente. Este templo é um dos ex-libris da capital. A construção deste emblemático templo teve início no longínquo ano de 1150, três anos após a vitória conseguida sobre os mouros.

Esta construção religiosa apresenta uma longevidade incomum que se torna natural e compreensível que tenham sido realizadas várias modificações no templo ao longo da sua existência.

Este templo foi dedicado à Mãe de Deus. A Igreja de Santa Maria Maior incorpora diferentes estilos. Eles foram sendo adicionados ao longo do tempo. Essa é uma das principais caraterísticas deste edifício.

Na quase totalidade do perímetro superior do templo, podemos observar um falso trifório. Neste espaço, é possível visitar o tesouro da catedral, situado na parte superior da catedral.

Em quatro salas, encontram-se diferentes atrativos, nomeadamente vestimentas, joias e relíquias, peças interessantes que foram sendo recolhidas ao longo dos tempos. Portanto, tratam-se de elementos referentes a épocas distintas, que servem como testemunhos da passagem do tempo.

A Igreja de Santa Maria Maior apresenta assim uma grande riqueza, com um valor religioso, artístico e histórico singular. Por isso, é um dos monumentos mais importantes de Portugal.

Ncultura